Aprenda como se auto-motivar Santarém, Pará

Às vezes ficamos esperando algum estímulo que venha de fora de nós, do ambiente, para entrar em um estado: ficar alegre, satisfeito, entusiasmado, curioso. Aprenda como acessar estados desejados. Veja mais no artigo abaixo.

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Aprenda como se auto-motivar

Como acessar estados desejados

Por Virgílio Vasconcelos

Um efeito especial mental para mudar seu estado
Às vezes ficamos esperando algum estímulo que venha de fora de nós, do ambiente, para que possamos nos sentir de uma determinada maneira, ou seja, para entrar em um estado: ficar alegre, satisfeito, entusiasmado, curioso. Outras vezes os estímulos podem colocar uma pessoa em um estado de poucos recursos. A novidade em tecnologia pessoal é que não precisamos mais esperar por estímulos ou acontecimentos: podemos entrar no estado em que quisermos, no momento em que desejarmos, aplicando a estratégia apropriada. Isto é possível: sentir-se alegre, curioso ou animado por sua própria escolha, assim como um cavaleiro conduz seu cavalo aonde quer, através das rédeas, ou como um motorista guia seu veículo, através do volante e dos outros comandos - um aspecto da auto-liderança.

E o melhor é que hoje já existem várias estratégias para esse tipo de auto-direcionamento. Vamos ver agora uma outra alternativa para esse mesmo objetivo. A técnica é um "efeito especial mental", baseada em habilidades que todos temos (embora nem sempre estejamos conscientes disso), o que torna tudo mais simples e fácil. Verifique isso fazendo o seguinte, de olhos fechados:

- Pense no ambiente em que está (capacidade de lembrar imagens).

- Imagine você dentro de um cilindro de luz no ambiente, ou alguma outra coisa que não esteja lá no momento (capacidade de construir imagens e direcionar a atenção para elas).

- Pense em algo que tenha prazer em fazer. Veja-se fazendo esse algo como se estivesse olhando para uma tela de cinema. Agora entre no filme (ou traga a tela) e veja o que veria como se estivesse realmente fazendo aquele algo. Chamamos a primeira situação de dissociação, e a segunda, associação. Quando associado à sua posição perceptiva, você vê, ouve e sente como se tudo estivesse realmente acontecendo. Você deve ter notado que estando associado é possível até intensificar sensações relacionadas.

Agora que você já percebeu que tem o que precisa, a técnica, aplicada à alegria:
Passo 1: Imagem do ambiente - Relaxe e solte o corpo em seus apoios. Feche os olhos e veja internamente o que você viu quando eles estavam abertos. Isto cria uma memória de onde você está agora. Se necessário, abra e feche os olhos várias vezes, para obter uma imagem mais completa do ambiente em que está.

Passo 2: Imagem de referência - Ponha uma figura bem pequena no centro daquela imagem. Uma pequena figura na qual você vê a si mesmo (ou seja, dissociado) bem onde está sentado, estranhamente mais alegre.

Passo 3: Expansão - Então, wush, expanda aquela figura a partir do centro. Isto é como um efeito especial de televisão no qual uma pequena imagem abre-se a partir do centro e substitui completamente a primeira.

Passo 4: Associação - Entre na figura (ou traga-a para si), de forma que esteja vendo o que veria se estivesse realmente lá (ou seja, associe-se).

Passo 5: Laço - Assim que entrar na figura, uma outra pequena figura se abre a partir do centro na qual você vê a si mesmo sentado lá sentindo mais alegria. Repita dez vezes, cada vez mais rápido.

Um bom feedback que você vai observar ao aplicar essa técnica é a sua fisiologia, a sua postura: devido à sintonia e às ligações corpo-mente, seu corpo vai refletir a mudança de estado. Os olhos de uma pessoa curiosa e interessada em algo, por exemplo, buscam o objeto de interesse, e a cabeça e o corpo tendem a ir para a frente. Uma pessoa com medo tende a contrair os ombros, enquanto que alguém alegre tende a relaxá-los.

Um caso particular ocorrerá quando o estado atual predominante estiver servindo a algum propósito útil, como por exemplo a frustração, que pode estar lhe indicando que algo que está fazendo para atingir um objetivo não está funcionando e que está na hora de fazer algo diferente. Outro exemplo é a insegurança, que pode ser uma informação de que deve se preparar melhor para uma atividade. Em casos como estes, você pode aplicar a técnica para lhe apoiar no que quer, alterando seu estado, por exemplo, para "disposição para buscar possibilidades diferentes" ou "ânimo para me preparar adequadamente", respectivamente.

E você pode até explorar novas possibilidades, como na TV: aumentar o brilho da figura enquanto a expande, mudar o ângulo de visão ou o efeito especial da substituição da primeira figura e combinar dois ou mais estados, como disposição e alegria. Talvez você concorde que também neste tema há infinitas possibilidades, sendo que uma ou duas apenas serão suficientes para que atinja seu objetivo.

De maneira geral, como muitas coisas na vida, e já que você é único(a) e muda um pouco todo dia,o melhor que você pode fazer é aplicar a estratégia, ver onde e o que funciona e, quando não obtiver o que deseja, fazer alguma variação ou aplicar outra estratégia.

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