Aprenda a utilizar seus talentos Mossoró, Rio Grande do Norte

Só talento basta? É um grande erro acreditar que uma pessoa será a solução para todos os problemas. Descobrir e saber usar o seu talento é o que realmente faz a diferença. É preciso fazer bom uso dos seguintes pontos.

Confecção Lima
(62) 380-1210
av Rio Branco, 5, lt 10
Araguapaz, Goiás
 
Cristiane B Chaves
(553) 324-4914
r Voluntários da Pátria, 1222, Centro
Cruz Alta, Rio Grande do Sul
 
Escola de Moda Fatima Pinheiro
(133) 468-0117
r Jacob Emerick, 682
São Vicente, São Paulo
 
Gol 2000 Futebol Society
(133) 383-7755
r Rafael Gozales, 250
Guarujá, São Paulo
 
Antonia B Guimarães
(53) 242-6451
r DR Paulo Sergio Brasil, 427
Bagé, Rio Grande do Sul
 
Pref Munic de Canela
(54) 282-3144
r ALM Barroso, 295
Canela, Rio Grande do Sul
 
Colégio Politécnico Pio XII
(323) 215-6701
r Espírito Sto, 1301
Juiz de Fora, Minas Gerais
 
União dos Estudantes de Hamburgo
(51) 582-7286
r Gomes Portinho, 294, Centro
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
 
Consórcio Artesom
(79) 211-9477
r Itabaianinha, 53, Centro
Aracaju, Sergipe
 
Júlio Antônio Pinto Bittencourt
(123) 145-1423
r Sete de Setembro, 947, A
Cruzeiro, São Paulo
 

Aprenda a utilizar seus talentos

É quase uma unanimidade a tese de que vivemos a Era dos Talentos, mas Nélson Rodrigues dizia sem muitas delongas que "toda unanimidade é burra!"

De origem latina, a palavra talentu em sua essência significa balança, peso. Era moeda na Roma e Grécia Antiga e citada nas parábolas de Cristo. No atual dicionário corporativo a palavra talento logo nos lembra alguém com grande inteligência, extremamente hábil ou com alguma aptidão notável.

Mas a pergunta que não que calar é: Só talento basta?

Não. É um grande erro acreditar que uma pessoa será a solução para todos os problemas. Descobrir e saber usar o seu talento é o que realmente faz a diferença. É preciso fazer bom uso dos seguintes pontos.

Talento é diferente de dom. Dom é uma aptidão natural, genuína e que o distingue das demais pessoas sem muito esforço. Dom é um talento nato, mas nem todo talento é um dom. É bom deixar claro que todos têm talentos, mas que precisam ser descobertos e, principalmente, desenvolvidos.

Iniciativa e criatividade. A iniciativa é um dos ingredientes que não pode faltar na receita dos vencedores. O verdadeiro talento cria soluções, agrega valor ao ambiente e sabe que velhas soluções não são mais a garantia de sucesso. A ação é o que realmente importa!

Foco e execução. Foco é lidar com o que mais importa e execução é descobrir maneiras para fazer acontecer. O talento se entrega de corpo e alma na execução das suas tarefas, busca a excelência em tudo o que faz.

Relacionamento e equipe. O talento pode ganhar um jogo, mas não ganha o campeonato. O talento coopera, compartilha, ensina e aprende. Sente prazer em se relacionar com outras pessoas e sabe que ninguém fez algo sem uma grande equipe do lado.

Integridade e responsabilidade. Talento sem honestidade e caráter de nada vale. A irresponsabilidade e falta de integridade afundam empresas, acaba com qualquer carreira e não sustenta o sucesso a longo prazo.

O talento é dono da sua carreira. Você é o profissional dos seus sonhos? Dentro do meu contexto atual quais os talentos que eu posso despertar que podem tornar minha carreira mais excitante e promissora? A sua carreira e o seu desenvolvimento são de sua responsabilidade, o aprendizado contínuo é uma das características das pessoas talentosas.

A chave de tudo é saber que o presente é sempre o momento certo para aliar talento e ação, teoria e prática e assim ser o grande criador do enredo da sua própria vida.  

Paulo Araújo é palestrante de motivação e vendas e escritor. Autor de "Desperte seu Talento – dicas essenciais para a sua carreira" - Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC