Aprenda a ter uma boa comunicação Porto Seguro, Bahia

O Artigo desta semana é sobre Comunicação Emocional. Primeiro é necessário compreender que não há relacionamento íntimo sem discussões. A ausência de discussão pode ser um sinal de distanciamento emocional.

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Aprenda a ter uma boa comunicação

Comunicação Emocional

Em um diálogo você pode ter toda a razão do mundo porém se não souber como dizê-la, você a perderá. Aqueles que sabem utilizar as palavras certas podem dizer quase tudo para alguém sem ofendê-la. Aqueles que detêm o conhecimento da comunicação emocional destacam-se pois, são verdadeiros, honestos consigo e com os outros e geram discussões construitivas. A comunicação costuma ser a ferrementa mais importante de um grande líder.

Qual o segredo de uma boa comunicação? Como dizer aquilo que quer e gerar uma resposta positiva?

Primeiro é necessário compreender que não há relacionamento íntimo sem discussões. A ausência de discussão pode ser um sinal de distanciamento emocional. Discussão é o atrito necessário para transformar uma pedra em cristal precioso. Utilizado demais desgasta, de menos não gera transformação nem intimidade. O ponto é aprender a se comunicar.

Existe três principais elementos que destroem uma boa comunicação. Quando utilizados a pessoas só tem duas opções: defesa e ataque. Começa assim uma batalha. Em todas as batalhas existem vencedores e perdedores. Numa discussão não há necessidade de vencedores e perdedores. Este não tem que ser o objetivo de nenhuma conversa. A conversa é o atrito utilizado em dose suficiente para polir, dar brilho e durabilidade.

O primeiro elemento que deve ser evitado é a Crítica. Diante da crítica só resta um violento contra ataque. Provavelmente se havia uma queixa válida ela não será ouvida. Desaprova-se o caráter de alguém em vez de simplismente dizer o motivo da queixa. Lembre-se: o caráter sempre será defendido com unha e dentes. Eis um exemplo de crítica: “Você é egoísta. Sempre pensa em você. Eu fico aqui esperando. É um insensível!” Uma queixa seria: “Quando fico te esperando, sem saber que horas vai chegar, me sinto esquecida, fico triste e magoada.” Pecebe que o ponto de vista mudou. Mais importante é o teu sentimento em relação ao acontecimento. Diante de um sentimento sincero o outro tem mais chances de perceber o que a ação dele gerou e refletir carinhosamente.

Segundo elemento é o Desprezo. Este pode ser o mais violento e destruidor. Desprezo e sarcasmo andam juntos. Um olhar para o teto enquanto ouve o que o outro diz, um fechar de olhos, uma ligeira risada, uma cara de nojo, ou até mesmo um: Sei...sei... Qualquer resposta que deprecie o que o outro está falando atinge diretamente o coração e praticamente impossibilita a solução pacífica da situação.

O terceiro é o Contra Ataque. O contra ataque só pode trazer dois resultados. Magoada pelo o contra ataque a outra parte aumenta o tom das críticas e desagrados. A escalada pode prosseguir até um ponto insuportável destruindo a relação pela rejeição. Ou, na melhor das hipóteses, o contra ataque é bem sucedido e a outra parte é destruída. Esse tipo de vitória deixa o outro ferido e ofendido o que aumentará a distância emocional e tornará o convívio difícil e doloroso. 

Quais são os princípios da comunicação eficaz? Aquela comunicação que transmite a mensagem sem magoar e traz um efeito positivo. Quais os princípios da comunicação Não-Violenta?

O primeiro passo é substituir o julgamento e a crítica pela descrição objetivas dos fatos. Quanto mais específicos e objetivos maiores as chances do outro reagir positivamente e não reativamente. Ao invés de dizer: “Você é surdo. Parece que não aprende. Que burrice.” Diga: “Quando falo com você mas percebo que não me ouve e nem olha para mim fica difícil para nos entendermos.” Ou ainda: “Este relatório está um lixo.” Seja mais objetivo: “Se colocar três ideias que provem seu argumento este relatório ficará melhor.”

A suspensão do julgamento é a chave para a comunicação saudável. Quando comunicamos nossos sentimentos no lugar das críticas, ninguém pode discutir. Ex: “Quando não chega no horário fico chateada.” Não há como a outra pessoa contrapor este argumento, pois é um sentimento teu. Pode ser que o outro pense que você não deveria se sentir assim, mas isso não cabe a ele julgar.

A questão é que devemos descrever a situação com frases começando com EU em vez de com VOCÊ. Ao falar de mim, não critíco nem julgo a outra pessoa. Reafirmo o que sinto, o que é importante para mim, sem machucar o outro. Ser autêntico e sincero com os próprios sentimentos sem criticar o outro. Esta é a honestidade que muitas vezes desarma o outro e gera a possibilidade de cooperação e entendimento.

Há tanto para falar sobre este tema. A comunicação é a geradora de tantos conflitos. Porém quando bem utilizada pode pacificar muitas situações, criar relacionamentos mais próximos, cooperativos e amorosos.

Saiba mais no site Center For Nonviolent Communicattion http://www.cnvc.org

www.mariebize.com.br

Marie Bize

Psicologa interessada em Reich e Psicoterapias Corporais.

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