Aprenda a ter atitudes de um vencedor Santarém, Pará

Para você ser uma pessoa de sucesso, você precisa desenvolver as atitudes que fazem parte das pessoas vencedoras. O que conta de verdade para o seu sucesso são as suas atitudes diante dos desafios da vida. Aprenda no artigo abaixo.

Amazônia Holidays Ltda.
091 32305144
Av. Braz de Aguiar, 491, Alameda Rita Medrado, 2B
Belém, Pará
 
Bergson Marques - Coaching & Psicanalise
(91) 3721-6192 ou (91) 8253-2521
Travessa Quintino Bocaiúva, 2821, 2º andar, sala 202 - Centro
Castanhal, Pará
 
O JORNAL DE ABAETETUBA
(91) 8215-9033
Rua Barão do Rio Branco, 1526
Abaetetuba, Pará
 
Bastos Propaganda Ltda
(91) 3244-0600
av Pedro Miranda, 1559, Pedreira
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Ivo Amaral Publicidade Ltda
(91) 3212-7363
tr Eutíquio,Pe, 2050, Batista Campos
Belém, Pará

Dados Divulgados por
A. L. Cordeiro Monteiro
(91) 3236-2741
av Caxias,Dq, 750, Sl 308, Marco
Belém, Pará

Dados Divulgados por
CA Comunicação e Assessoria S/S Ltda
(91) 4005-1900
r Jerônimo Pimentel,Con, 99, Umarizal
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Fax Comunicação Ltda
(91) 3241-1532
r Domingos Marreiros, 710, Umarizal
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Vanguarada Propaganda Ltda
(91) 3224-3009
tr Benjamin Constant, 1329, Nazaré
Belém, Pará

Dados Divulgados por
CONTADOR
(91) 9631-0006
contabilneth@gmail.com
Belém, Pará
 
Dados Divulgados por

Aprenda a ter atitudes de um vencedor

Você tem as atitudes de um vencedor?

Por SaKAIZEN Sakurai

“Vim, vi e venci.”
Júlio Cesar

Para você ser uma pessoa de sucesso, você precisa desenvolver as atitudes que fazem parte das pessoas vencedoras. O que conta de verdade para o seu sucesso são as suas atitudes diante dos desafios da vida. De nada adianta seus conhecimentos, seus títulos e diplomas, se você não possuir as atitudes de um vencedor. Quais são as atitudes de um grande vencedor? São várias e diversificadas. É como sua caixa de ferramentas. Quanto mais ferramentas tiver, mais instrumentos você terá para realizar com sucesso aquilo que precisa ser feito.

Acreditar no seu sonho

“O melhor modo de prever o futuro é cria-lo.”
Peter Drucker

É um dos pontos fundamentais para o seu sucesso. É preciso primeiro criar um sonho, de preferência um grande sonho. Um sonho que vai fazer você sentir todo o prazer de realiza-lo. Um sonho que vai concretizar as coisas que são verdadeiramente importantes para você. Um sonho que vai tornar realidade tudo o que você sempre quis. Um sonho que seja maior que o seu ego e também vá beneficiar outras pessoas.

Quem não vive um sonho, quem não tem um projeto de vida a realizar, não tem a alegria de viver, a esperança de dias melhores, uma causa que dê sentido à sua vida, um motivo para viver. Quem vive sem um sonho, já deixou de viver em sua plenitude. Vive triste, ressentido e desesperançoso, pois uma parte importante de sua vida já morreu. Vive angustiado, pois a chama da esperança já se apagou há muito tempo. Vive apenas passivamente aguardando a passagem do tempo até chegar o dia de sua morte...

Mas mais importante ainda do que ter um sonho é acreditar no seu sonho, mesmo que no inicio possa parecer um sonho impossível. É ter a fé, a esperança, o otimismo e a certeza de que o seu sonho é algo possível de se realizar. É ter a convicção que o seu sonho pode se tornar realidade, custe o que custar. Mais do que tudo é importante ter a intenção e o desejo ardente de transformar seu sonho em realidade.

Acreditar em você mesmo

Um dos maiores obstáculos que podem inviabilizar o seu sucesso é o seu próprio conceito que você tem de si mesmo. São suas crenças fortalecedoras ou limitadoras sobre quem você é, do que é capaz de realizar, de ser merecedor de ser feliz e do seu amor próprio que vão fazer a diferença entre você estar no time dos vencedores ou no time dos perdedores.

Impressiona o grande número de pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio de auto-estima. Ao longo da vida, fomos condicionados a ouvir opiniões que os outros têm a nosso respeito, tanto por parte de nossos pais, professores, familiares, chefes ou por parte dos amigos. Desgraçadamente, a maioria de nós ouviu, em média, apenas um elogio ou incentivo para cada nove afirmações de caráter pejorativo, crítico ou depreciativo. Esses comentários que ouvimos repetidamente formam os filtros mentais e as lentes através dos quais passamos a enxergar o mundo e o espelho através do qual vemos refletida a nossa própria imagem.

É importante se libertar desses falsos conceitos introjetados pelas outras pessoas. Urge descobrir toda a potencialidade latente que existe pulsando dentro de nossa verdadeira essência. Quando isso acontecer, poderemos então resgatar cada uma de nossas qualidades embrionárias que ficaram escondidas debaixo do entulho que fomos acumulando dentro de nós. Coisas que não nos servem para nada, a não ser para criar limitações em nossas vidas. Ao redescobrirmos todo este imenso tesouro interior, poderemos então expressar toda a nossa força interior, toda a nossa potencialidade. Poderemos então enfrentar todos os desafios da vida com o otimismo e a determinação de um grande vencedor.

Ser persistente

“Pessoas persistentes começam seu sucesso
onde outros terminam com fracasso.”
Eggleston

Quando você acredita no seu sonho, quando você acredita em você mesmo, torna-se mais fácil persistir até o final, mesmo no meio da maior tormenta, mesmo logo após as primeiras tentativas frustradas, mesmo diante das dificuldades que desanimam e fazem os mais fracos desistirem no meio do caminho.

Nietzsche disse que aquilo que não nos mata nos torna mais fortes. Aqueles que têm a têmpera forjada pelas experiências dolorosas e resistem com determinação aos sofrimentos e às frustrações da vida, desenvolvem e fortalecem sua capacidade de hormese, processo de adaptação ao estresse, um instinto geneticamente embutido em todos os seres vivos. Exemplos vivos deste processo de fortalecimento e resistência ao estresse são as árvores coníferas encontradas nas montanhas da Califórnia e do Utah nos EUA. As Pinus Longaeva e Aristata sobrevivem em condições terríveis onde outras plantas não conseguem sobreviver. Se adaptaram ao solo árido, paupérrimo em nutrientes e em umidade, com ventos fortes e frio extremo. Apesar dessas condições inóspitas, estas árvores estão entre os seres vivos mais antigos do planeta: têm mais de 5.000 anos de idade.

Sair da zona de conforto e enfrentar os desafios da vida ajuda a criar maior resistência e nos torna imunes a contratempos futuros. Crescemos e amadurecemos na medida em que assumimos riscos. Tudo na vida envolve um certo risco. É algo com que, obrigatoriamente, temos que aprender a conviver. Passar por essas experiências, enfrentando os riscos, mesmo que resultem em insucesso, nos tornam mais fortes. Forja nossa têmpera, aumentando nosso poder de resistência e persistência diante das dificuldades da vida.

Se você acredita que está no caminho certo, acredita que tem e pode conseguir os recursos necessários, acredita que pode superar todos os obstáculos, então não pare, mesmo diante das maiores dificuldades. Siga em frente. Agüente firme até chegar onde quer ir. Isto é ter persistência.

Ser precavido

Não basta apenas mirar e focar no seu sonho idealizado. É preciso manter um olho fixo no seu objetivo e, ao mesmo tempo, manter o outro olho alerta para identificar, antecipar e prevenir-se contra qualquer impedimento ou óbice que possa inviabilizar ou dificultar a concretização de sua meta.

Quando as pessoas se sentem motivadas demais a alcançar uma meta, sua impulsividade pode leva-las a ir com muita sede ao pote. Deixam de refletir sobre os possíveis empecilhos e problemas que podem surgir e para os quais deveriam estar devidamente preparadas.

Uma das características que a NASA exige dos candidatos a astronauta é que tenham a propensão de explorar o desconhecido e coisas novas mas que, ao mesmo tempo, são muito cuidadosas com sua integridade física. São pessoas direcionadas a enfrentar os desafios, a expor-se mais, porém se preocupam com sua segurança e se acidentam menos que a média dos pilotos.

Cultivar a paciência

"A paciência tem um gosto amargo, mas seus frutos são doces."
Immanuel Kant

Tudo tem seu tempo certo para acontecer. Principalmente na nossa infância, temos a tendência de querer que nossos desejos sejam satisfeitos imediatamente. Caso isso não aconteça, esperneamos, choramos e insistimos para que os adultos atendam e satisfaçam nossos desejos imediatamente. Na juventude, temos a tendência de querer fazer tudo muito rápido e urgente para satisfazermos o mais rápido possível os nossos desejos e os nossos instintos. Leva algum tempo para compreendermos e aceitarmos que as coisas não acontecem na velocidade que queremos, mas que tudo tem seu tempo certo para acontecer. A virtude da paciência deve ser cultivada desde cedo, mas geralmente desabrocha com a maturidade.

A paciência é uma das qualidades cultivadas pelos sábios e é uma das bases que sustentam e mantêm a persistência até que se consiga atingir a meta estabelecida. As pessoas impacientes e impulsivas se frustram rapidamente quando não conseguem obter o que desejam. Criam um excesso de tensão e ansiedade no ambiente e têm a tendência de desistir rapidamente das coisas, se aquilo que esperam não acontece no tempo desejado. Ao contrário, os sábios que possuem a virtude da paciência, usam a perseverança e a persistência para obter aquilo que desejam. Sabem esperar pacientemente o tempo certo para colher os frutos maduros e saborosos como resultado de seus esforços empenhados com muita determinação e persistência.

Lembre-se, a paciência tem um gosto amargo, mas seus frutos são doces...

Exceder, fazer mais do que o esperado

Tenha o hábito de dar o melhor de si em tudo que fizer. Procure fazer mais do que o esperado, mais do que o exigido numa tarefa ou atividade. Estabeleça para você mesmo um alto padrão de qualidade. Ao realizar uma tarefa, tenha o hábito de revisar, melhorar e aperfeiçoar aquilo que já está bem feito. Inclua algo a mais que possa exceder as expectativas e que possa agregar valor excedente ao seu trabalho. Procure encontrar um diferencial que possa causar um impacto inesperado e que vai encantar as pessoas. Não se satisfaça enquanto não atingir a excelência em tudo que você faz. Procure estar entre os que estão no topo, esforce-se para permanecer entre aqueles que realmente fazem a diferença e que certamente estão entre as pessoas de sucesso.

Fazer as coisas com paixão

“O mais importante é que, toda manhã quando acordo,
vou fazer algo de que realmente gosto.
Quantas pessoas no mundo podem fazer o mesmo?”
Tiger Woods
Profissional do golf mais premiado da atualidade

A paixão é um sentimento ou uma emoção levados a um alto grau de intensidade. Normalmente a paixão está relacionada a um sentimento de amor muito forte por uma outra pessoa. Mas podemos também sentir uma grande paixão pelas coisas que fazemos. Infelizmente, a grande maioria das pessoas não ama ou não tem paixão pelas coisas que faz e nem pela sua vida. Faz a maioria das coisas por obrigação ou por necessidade, quase nunca por prazer e por amor. Vive infeliz e sem entusiasmo por desconhecer os verdadeiros valores e desejos de sua essência que, se satisfeitos, serão as fontes da sua felicidade. Vive na ilusão e sob os encantos do “maya”, cultuando os falsos valores do seu ego enfeitiçado por tudo aquilo que a mídia e a sociedade vendem como os elixires da felicidade.

A paixão nasce naturalmente quando fazemos aquilo que realmente é importante para nós. A paixão desabrocha genuinamente quando satisfazemos os valores que são significativos e atendem aos verdadeiros desejos de nossa alma. A paixão nos move a fazer com motivação aquilo que gostamos de fazer e quando fazemos aquilo que nos dá prazer, reforça a nossa vontade para continuar a fazer cada vez melhor aquilo que gostamos de fazer. É quando o nosso coração pulsa mais forte e nos faz mover em direção daquilo que verdadeiramente nos faz feliz com entusiasmo, prazer e paixão que brotam do fundo de nossa essência. E quando fazemos as coisas com paixão, apesar do excesso de empenho com que dedicamos a esta atividade, não sentimos os efeitos perniciosos do estresse. Pergunte ao Dr. Antonio Ermirio de Morais se ele se sente estressado e desmotivado por trabalhar 14 horas todos os dias...

A paixão se reflete na postura da pessoa e no brilho do seu olhar. Percebemos um “que” especial que distingue essa pessoa especial pelo seu entusiasmo por estar arrebatado, tomado pelo júbilo e inspirado por uma força divina que brota de suas entranhas.

Estar comprometido

Comprometimento é assumir um compromisso e cumpri-lo, custe o que custar. Por isso, jamais prometa ou se envolve com algo que não pode cumprir ou realizar. Uma das coisas que mais destroem os elos de confiança entre as pessoas são as promessas não cumpridas. Estar comprometido significa que você está integralmente coerente com o seu compromisso assumido. Não existe nenhum conflito interno que possa abalar este comprometimento. Todas as células do seu corpo, toda a energia vital, todos os seus comportamentos, todas suas crenças e seus valores estão congruentes com a sua identidade e com os seus objetivos e metas compromissadas. Você está totalmente integrado e sintonizado com o seu compromisso.

Fazer acontecer

“É bom sonhar, mas é melhor sonhar e trabalhar. A fé é poderosa, mas a ação é ainda mais poderosa.”
Thomas Cobert Gaines

Esta é uma das qualidades fundamentais de uma pessoa vencedora. É poder tornar real um sonho imaginado, é atingir o objetivo mirado, é obter aquilo que se quer, é materializar o seu projeto. Enfim, é a habilidade de fazer acontecer. É o que diferencia um vencedor que chega ao fim da linha com sucesso, de um perdedor que desiste e fica no meio do caminho, com um gosto amargo de ter fracassado. De nada adianta saber na teoria o que se quer e como fazer para obte-lo, se não tiver a têmpera, a competência e os comportamentos necessários para agir e fazer as coisas acontecerem na prática.

É a liderança demonstrada por Jack Welch na reestruturação da GE, transformando-a num conglomerado rentável e de muito sucesso. É a determinação inquebrantável de Nelson Mandela em conseguir o fim do apartheid na África do Sul, numa luta incessante e incansável de várias dezenas de anos. É o talento, a paixão e a obsessão levados ao extremo por Ayrton Senna em sua vitoriosa carreira na Fórmula 1.

Lembre-se, o sucesso é doce mas tem um cheiro de suor...

Aprender a aprender

“Os analfabetos do Século XXI não serão os que não sabem ler e escrever, mas os que não sabem aprender, desaprender e reaprender.”
Alvin Toffler

Num contexto de grandes e rápidas transformações como a que estamos atravessando, esta é uma das qualidades mais importantes. As pessoas necessitam desaprender o que já sabem fazer e reaprender coisas novas rapidamente. É sinal de sabedoria manter a mente aberta para absorver novos conhecimentos, novas tecnologias, novas competências e novas atitudes. É benéfico estar atento e aberto a novos conceitos e princípios, mesmo aqueles que violam as crenças nas quais acreditam.

Precisamos continuamente de novos aprendizados. Aprender com os erros e os acertos de nossas experiências.. Aprender com as experiências de outras pessoas. Aprender todo dia uma coisa nova, através da leitura, da pesquisa e de novas experiências criativas num processo de aperfeiçoamento contínuo e constante. Os mais ágeis e com grande capacidade de aprender e de se adaptar aos novos ambientes terão maiores oportunidades de sucesso e certamente estarão entre os vencedores.

Outros atributos

Que outros atributos e atitudes são importantes para ser um vencedor? Convido-o a descobrir e desenvolver as atitudes que sejam realmente importantes para alcançar o sucesso na área que você escolheu para atingir seus objetivos como um grande vencedor. Desejo muito sucesso em sua empreitada...

SaKAIZEN Sakurai
Aprendiz do comportamento humano

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC