Aprenda a ser uma pessoa qualificada Araraquara, São Paulo

De um lado as empresas com suas vagas disponíveis e de outro as pessoas que, na grande maioria sem qualificação, buscam ocupar essas vagas.Veja mais a respeito...

Aliança Consultores em Sistemas de Gestão Ltda
(19) 3232-6777
r Jaguara,Br, 655, An 18 Sl 1806, Centro
Campinas, São Paulo

Dados Divulgados por
Gelre Trabalho Temporário S/A
8001-34311
av Estilac Leal, 90, Vl das Palmeiras
Guarulhos, São Paulo

Dados Divulgados por
CBV Empreendimentos Imobiliários
(15) 3217-8004
r Álvaro Teixeira de Souza Leite, 290, Centro
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Biasoto e Bergamos Ltda
(15) 3233-9436
r Crescêncio,Frei, 27, Jd Nair
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Ar Empresarial Assessoria a Empresas
55 19 33847202
Rua Luiz Dalincourt, 400
Campinas, São Paulo
 
P2D Consultoria em Gestão e Tecnologia Ltda
(12) 3949-3029
av Shishima Hifumi, 2911, Sl 2, Urbanova
Sao jose dos campos, São Paulo

Dados Divulgados por
Masplan Comercial Ltda
(15) 3231-3067
r Achilles Campolim, 10, Centro
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Esperança Contabilidade & Consultoria Empresarial
(16) 3610-9927
r Sebastião,S, 296, Centro
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Imobiliária Paula Santos
(15) 3212-8080
r Clara,Sta, 203, Centro
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Multi-Labor Recursos Humanos
(11) 3254-1033
r Itapeva, 300, Bela Vista
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a ser uma pessoa qualificada

Sobram vagas, faltam profissionais!

No atual momento, essa é a contrastante realidade do mercado de trabalho em nosso país. De um lado as empresas com suas vagas disponíveis e de outro as pessoas que, na grande maioria sem qualificação, buscam ocupar essas vagas.

Não é simples sabermos em quem por a culpa, do mesmo modo como não é simples resolver esse impasse. Isso vem de uma cultura antiga do país, que por ter debilitações sócio-econômicas, quase que obriga as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho precocemente e sem qualquer qualificação; os jovens vêem a necessidade de contribuir financeiramente no orçamento familiar.

O Brasil, entretanto, encontra-se em um momento de sólido crescimento, aí estão mineradoras a todo vapor, o granito, o petróleo, o etanol dentre tantas outras fontes de crescimento e desenvolvimento para nosso país. Essa realidade não está longe de nós, e tem efeitos diretos no mercado.

Então, porque ainda temos um número elevado quando se fala em desemprego? A resposta é que diante de todo esse crescimento, não basta mais concluir o segundo grau e sair em busca das vagas à disposição; é necessário que as pessoas em geral tenham consciência de que o país busca trabalhadores especializados para que possam assumir essas vagas com primor.

É claro que o governo tem sua parcela de responsabilidade na formação de nossos jovens, mas este já mostra grandes iniciativas para manter as crianças na escola, e incentivo a educação continuada, como financiamentos para faculdades e cursos, para que todos, sem exceção, possam ter acesso à qualificação profissional.

Um ponto importante a ser abordado, é que as pessoas não devem cruzar os braços e esperar que todas as ações partam do governo, é de suma importância que todos tenham a preocupação de buscar sua própria qualificação, o que não se resume ao ingresso na faculdade, mas sim ao contato com o universo da educação através de cursos profissionalizantes, informática e idiomas.

Existem muitas ações, inclusive por parte das empresas que em busca pela mão-de-obra qualificada chegam a fazer parcerias com faculdades e escolas profissionalizantes, isso prova que a necessidade por profissionais é grande. E cada um deve fazer sua parte, o governo desenvolver ações para que a educação chegue a todos, as empresas firmarem parceria com escolas e os candidatos às vagas, buscar incessantemente por qualificação, porque o problema da falta de mão-de-obra qualificada só será totalmente solucionado quando todos tiverem consciência que a educação deve ser a grande prioridade em todos os âmbitos de nosso país.

Milena Queiróz Gonçalves

Fluente em Inglês, Graduada em Letras/Inglês, pós graduada em tradução simultanea,professora de Inglês, tradutora, autora da coleção "Amazing English" (níveis 1,2,3,4), Coordenadora Pedagógica dos siteswww.inglescurso.net,www.profissionalizando.com

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com