Aprenda a ser inovador Arapiraca, Alagoas

O segredo de tornar-se um inovador é olhar o mundo de forma diferente, sendo criativo! As empresas dependem de estratégias bem definidas para superar a concorrência, e com criatividade e inovação esta meta é facilmente realizada. Aprenda mais no artigo abaixo.

ASSESSORIA DE ADESÃO MÁQUINA DE CRÉDITO/DÉBITO
(82) 3221-8223
Rua Tamandaré, nº 91 Prado
Maceio, Alagoas
 
BONÉS E CAMISAS PARA EVENTOS
(82) 3336-8599
RUA PROF. JOSÉ PAULINO-478 FAROL
MACEIÓ, Alagoas
 
Centro de Treinamento Dom Constantino Luers
(82) 530-3801
av Agnelo Barbosa, 17
Arapiraca, Alagoas
 
Consórcio Etenoduto
(82) 271-1055
av Clarice S Bezerra, 9, qd a i
Arapiraca, Alagoas
 
Margiria Mc O Franca
(82) 521-2551
r Monsenhor Macedo, 26, Centro
Arapiraca, Alagoas
 
Cresce Sucesso - Nereu Resende Jr.
(82) 3317-1778
Rua Passos
Maceió, Alagoas
 
The Amazing Comunicação
(82) 8897-9137
Rua 7 de Setembro 118
Maceió, Alagoas
 
Vencon
(82) 521-1661
r Primavera, 54, Primavera
Arapiraca, Alagoas
 
Professional Informática e Comunicação Ltda
(82) 530-2291
r Marechal Floriano Peixoto, 803, a, Baixao
Arapiraca, Alagoas
 
Escola de Datilografia Remington
(82) 521-2720
r Trinta de Outubro, 85, Centro
Arapiraca, Alagoas
 

Aprenda a ser inovador

Lembra-se do tempo do benchmark? Pessoas e empresas buscavam o certo, o melhor, o ideal a ser reproduzido.

Estamos na Era da Inovação. Não se busca mais o certo, mas sim o diferente. O que é melhor para um não serve para outros. Copiar soluções de outras empresas sem adaptá-las pode gerar inadequações (no caso de processos) ou "comoditização" (no caso de produtos ou serviços).

Entretanto, a maioria das pessoas (e empresas) pretende ter idéias inovadoras olhando para o que já existe. Já dá para perceber que este não é o melhor caminho…

Quando atuo como facilitadora de geração de idéias, proponho alguns olhares aos grupos, que reproduzo agora.

Em primeiro lugar sugiro que o grupo olhe para o cliente, os prospects, o mercado. São os clientes e os clientes potenciais que nos dão as melhores dicas sobre suas necessidades e expectativas.

Só tem um problema: a concorrência também está olhando para os mesmos clientes, os mesmos prospects, o mesmo mercado. Está obtendo, portanto, as mesmas dicas.

Assim, esta análise do mercado, bem como as definições estratégicas da empresa, serve de pano de fundo.

Mas como obter idéias que vão diferenciar produtos e serviços? Olhando para o diferente, ora!

Chamei esse olhar de "turismo criativo", uma forma de adaptar ou deixar-se inspirar por procedimentos de universos diferentes dos próprios.

Costumo fazer o seguinte: proponho à equipe que pense em setores que não sejam aqueles nos quais ela trabalha. Posteriormente, conduzo à geração de soluções para o próprio negócio adaptando as características desses outros segmentos.

Imagine uma butique. Pense em supermercados, que tal prateleiras acessíveis para que as clientes escolham suas roupas? Pense em companhias aéreas, por que não um sistema de milhagem para as compradoras fiéis? Pense em TI, que tal a criação participativa de alguns trajes, uma espécie de Linux da moda?

Esse olhar para o diferente pode ser ainda mais ousado. Empresas referência em inovação como a IDEO, companhia de design, buscam idéias em outros universos, entre eles a natureza. Foi assim que seus profissionais, inspirados numa válvula cardíaca, criaram a garrafa dos ciclistas, aquela que permite que a água seja bebida mesmo com a bicicleta em movimento.

O que provoca idéias novas é justamente a conexão entre o diferente e a situação a ser trabalhada. O resultado são mentes mais abertas e inovações que impactam o mercado e geram valor para a empresa.

30/08/08 | Artigos, Criatividade | Site do Autor