Aprenda a ser inovador Araguaína, Tocantins

O segredo de tornar-se um inovador é olhar o mundo de forma diferente, sendo criativo! As empresas dependem de estratégias bem definidas para superar a concorrência, e com criatividade e inovação esta meta é facilmente realizada. Aprenda mais no artigo abaixo.

Tv Palmas
(62) 3201-7670
rod BR 153, 1103
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Radio Boa Sorte
(63) 3411-8978
av Aquarela Musical, 208
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Vp Produçoes
(63) 3414-8699
r Paulo Sales Q 2, s/n lt 14
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
SEBRAE
(63) 3414-6104
r 1º Janeiro, 1255
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Tv Girassol
(63) 3415-4292
r Raios Sol, 195
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Rede Brasil
(63) 3415-4459
r Raios Sol, 393
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Araguaina Radiodifusao
(63) 3421-4888
r Ademar V Ferreira, 1568
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Radio Araguaino
(63) 3415-1223
r Cruzeiro Sul, 317
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Televisao Anhanguera
(63) 3415-4444
rod BR 153, 1103 km 1103
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Radio Tocantins
(63) 3411-8977
av Aquarela Musical, 208
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a ser inovador

Lembra-se do tempo do benchmark? Pessoas e empresas buscavam o certo, o melhor, o ideal a ser reproduzido.

Estamos na Era da Inovação. Não se busca mais o certo, mas sim o diferente. O que é melhor para um não serve para outros. Copiar soluções de outras empresas sem adaptá-las pode gerar inadequações (no caso de processos) ou "comoditização" (no caso de produtos ou serviços).

Entretanto, a maioria das pessoas (e empresas) pretende ter idéias inovadoras olhando para o que já existe. Já dá para perceber que este não é o melhor caminho…

Quando atuo como facilitadora de geração de idéias, proponho alguns olhares aos grupos, que reproduzo agora.

Em primeiro lugar sugiro que o grupo olhe para o cliente, os prospects, o mercado. São os clientes e os clientes potenciais que nos dão as melhores dicas sobre suas necessidades e expectativas.

Só tem um problema: a concorrência também está olhando para os mesmos clientes, os mesmos prospects, o mesmo mercado. Está obtendo, portanto, as mesmas dicas.

Assim, esta análise do mercado, bem como as definições estratégicas da empresa, serve de pano de fundo.

Mas como obter idéias que vão diferenciar produtos e serviços? Olhando para o diferente, ora!

Chamei esse olhar de "turismo criativo", uma forma de adaptar ou deixar-se inspirar por procedimentos de universos diferentes dos próprios.

Costumo fazer o seguinte: proponho à equipe que pense em setores que não sejam aqueles nos quais ela trabalha. Posteriormente, conduzo à geração de soluções para o próprio negócio adaptando as características desses outros segmentos.

Imagine uma butique. Pense em supermercados, que tal prateleiras acessíveis para que as clientes escolham suas roupas? Pense em companhias aéreas, por que não um sistema de milhagem para as compradoras fiéis? Pense em TI, que tal a criação participativa de alguns trajes, uma espécie de Linux da moda?

Esse olhar para o diferente pode ser ainda mais ousado. Empresas referência em inovação como a IDEO, companhia de design, buscam idéias em outros universos, entre eles a natureza. Foi assim que seus profissionais, inspirados numa válvula cardíaca, criaram a garrafa dos ciclistas, aquela que permite que a água seja bebida mesmo com a bicicleta em movimento.

O que provoca idéias novas é justamente a conexão entre o diferente e a situação a ser trabalhada. O resultado são mentes mais abertas e inovações que impactam o mercado e geram valor para a empresa.

30/08/08 | Artigos, Criatividade | Site do Autor