Aprenda a lidar com conflitos Dourados, Mato Grosso do Sul

Faça o teste no artigo abaixo e veja se você sabe lidar com conflitos. Este tipo de teste não pode ser encarado como “rótulo”. Entenda-o como um estímulo à nossa auto-Análise.

Mace Centel
(67) 3383-0046
Tv Íris Lourenço Viana, 47 Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Centralize Recursos Humanos
(67) 3365-5372
r Antônio Morais Ribeiro, 595 Vila Marli
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Partners Recursos Humanos
(67) 3314-4076
r Br de Melgaço,127 Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Humanos Assessoria e Treinamento Empresarial
(67) 3383-8787
r Espírito Santo,1146 Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Janine Representação Treinamento Oficinas
(67) 3388-8888
r Assunção,189 Parque Residencial Rita Vieira
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Sebrae
(67) 2106-5502
av Mato Grosso,1661 Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Iob-Thomson
(67) 3342-3300
av Eduardo Elias Zahran, 420 Jardim Paulista
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Irene Mesojedovas de Aguiar
(67) 3028-1058
r Gabriel Cubel,317
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Gesp
(67) 3325-7770
r Sebastião Lima,1176 Jardim Monte Líbano
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Abre
(67) 3029-1414
r Mal Cândido Mariano Rondon, 2360 Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a lidar com conflitos

Leia cada afirmativa e atribua pontos de acordo com a seguinte escala:

Sempre = 5
Quase sempre = 4
Às vezes = 3
Raramente = 2
Jamais = 1

Seja sincero(a) e boa sorte!

EU…
Sempre
Quase sempre
Às vezes
Rara mente
Jamais

1- )...entendo que os conflitos são muitas vezes inevitáveis, pois temos diferenças de percepções, opiniões, enfim, diferenças individuais que são naturais ...

2 -) ...mesmo diante do desconforto e do constrangimento causados por um conflito, consigo manter meu autocontrole, e não me envolver emocionalmente, focando a situação e não as pessoas…

3-) ... procuro me colocar no lugar dos outros, sendo sensível em relação aos seus sentimentos e compreensivo quanto às suas posições...

4-) ... quando percebo que estou dentro de um conflito, procuro pensar numa forma de resolver a situação positivamente para os dois lados, o meu e o dos outros...

5-) ... percebo que a melhor forma de contribuir para a solução de um conflito entre terceiros, é não tomar posições em favor ou contra alguma parte, e assumir uma postura neutra e tentar mediar, mantendo foco no problema e não nas pessoas…

6-) ...consigo superar meus sentimentos de raiva e frustração com a situação e ser capaz de cooperar para encontrar uma solução adequada…

7-) ...quando tenho alguma divergência e dificuldade com outra pessoa, procuro conversar diretamente com ela, colocando assertivamente o que está ocorrendo e como estou me sentindo…

8-) ... consigo ouvir o outro, mesmo quando estou contrariado, para tentar entender seu ponto de vista…

9-) ...acredito que a melhor solução é aquela que é boa para os dois lados, e que pode existir uma terceira alternativa, que não é a minha nem a dos outros…

10-) ...procuro aprender com as situações de conflitos pessoais, ou com terceiros, no sentido de saber lidar de forma positiva com este tipo de situação…

11-) ...tenho flexibilidade para entender outros pontos de vista diferentes dos meus…

12-) ... cedo, quando percebo que isto poderá contribuir para um entendimento entre as partes e para resultados positivos para ambos.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Veja seu resultado:

49 a 60 pontos = Sua habilidade para LIDAR COM CONFLITOS é EXCELENTE. Você demonstra ter atitudes muito positivas diante das situações de conflito, favorecendo soluções eficazes e podendo assumir papel de mediador/conciliador no conflito entre terceiros

37 a 48 pontos = Sua habilidade para LIDAR COM CONFLITOS é BEM DESENVOLVIDA, mas pode aprender ainda mais com cada nova experiência e aprimorar alguns pontos, analisando mais a si mesmo e observando mais os outros. Às vezes lidamos bem com os nossos conflitos, mas ainda não estamos preparados para ajudar aos outros, ou por outro lado, sabemos ajudar na solução dos outros, mas não sabemos encontrar a melhor solução quando estamos envolvidos emocionalmente.

25 a 36 pontos = Sua habilidade para LIDAR COM CONFLITOS É MEDIANA, nem muito desenvolvida e nem baixa. Você precisa expandir mais sua inteligência emocional, pois o autoconhecimento, o autocontrole, a empatia , a sociabilidade, a assertividade e a flexibilidade são as bases para esta habilidade. Você tem potencial, mas precisa desenvolvê-lo mais ! Não se acomode !

12 a 24 pontos = Você tem POUCA habilidade para LIDAR COM CONFLITOS. Procure identificar seus sentimento e compartilhar mais com as outras pessoas. Também aprenda a ouvir mais os outros e a respeitar as diferenças naturais, ninguém é igual a ninguém! O primeiro passo para um processo de melhoria é admitir e aceitar nossas vulnerabilidades (pontos fracos). Depois, observe atentamente pessoas e situações bem sucedidas nestes aspectos, e avaliem quais são as habilidades e atitudes que fizeram diferença. Elabore um plano de ações para desenvolver as habilidades e atitudes que deseja aprimorar.

Menos de 12 pontos = Sua habilidade para LIDAR COM CONFLITO É MUITO PEQUENA. Para você, é extremamente difícil lidar com esta situação. Acredite que melhorar esta habilidade pode ser mais fácil do que você imagina, mas exige trabalho persistente, e muita disponibilidade para o outro. Procure aprender com todas as experiências , mesmo que sejam negativas. Evite repetir situações que promovam frustrações, procure estar mais aberto para os relacionamentos e a considerar alternativas novas diante das situações. Seja mais flexível ! Exercite ! Tente ! Tente de novo ! Você pode !

Este tipo de teste não pode ser encarado como “rótulo”. Entenda-o como um estímulo à nossa auto-análise, que nos ajuda a identificar pontos “cegos” que podemos desenvolver para melhorar nossa atuação pessoal.

Agora que você já tem a sua autopercepção, considere a possibilidade de ampliar seu autoconhecimento, pedindo a uma, duas ou três pessoas que convivem diretamente com você (pessoal ou profissionalmente) para responderem o teste sobre você e darem um feedback sobre os resultados do mesmo.
Desta forma, você poderá entender melhores os impactos positivos ou negativos destes aspectos sobre o seu desempenho profissional e sobre suas relações com o MUNDO !
SUCESSO !

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC