Aprenda a gerenciar sua vida Aracaju, Sergipe

Tomar as rédeas de sua carreira e ser o senhor de seu destino não é tarefa fácil em um mundo onde as relações de trabalho e de mercado mudam constantemente, onde as palavras segurança e estabilidade estão em processo de extinção, e mudanças ocorrem em alta velocidade. Seja o gerente de sua própria vida, mas para isso...Leia o artigo abaixo.

Clínica Psicológica de Sergipe Ltda
(79) 3246-3455
r Guilhermino Resende, 56, São José
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
CAPS-Centro de Atenção Psicosocial
(79) 3179-4620
r Firmino Fontes, s/n, Atalaia
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Climep Clínica Psicológica Dra. Ana Maria Leão
(79) 3214-3457
r Propriá, 416, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Cybele Ramalho Psicologa Clínica
(79) 3214-4360
pça Bandeira, 465 Sl 407, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Psic-Clínica de Psicologia
(79) 3214-3457
r Propriá, 416, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Centro de Psicologia Laura Cecília
(79) 3214-0186
pça Tobias Barreto, 510 s 1011, São José
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Consultório Dr Maria Teresa Azevedo Barreto
(79) 3224-2235
av Gonçalo Prado Rolemberg, 211 s 203, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Nucleo de Asssitencia psicologica
(79) 3246-0252
r Riachuelo, 1188, São José
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Daveiro, Rosângela M
(79) 3211-5334
r Cel Stanley Silveira, 319 ss 13, São José
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Brito, Jeremias R
(79) 3214-3532
pça Tobias Barreto, 510 s 1015, São José
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a gerenciar sua vida

“Um homem cansado do dia-a-dia dos negócios, resolveu tirar férias. Tinha por hobby navegar com seu balão. Stressado, ávido por uma aventura, subiu com seu balão, sem nenhum tipo de planejamento para navegar por lugares desconhecidos. Após algum tempo, sentiu-se perdido, reduziu a altitude do balão até chegar a 10 metros do solo. Viu então um rapaz e gritou:
- Ei, rapaz, onde é que eu estou?
O jovem respondeu:
- Você está num balão a 10 metros de altura!
O homem prontamente perguntou:
- Você é estagiário, não é?
O jovem respondeu:
- Sou sim! Como é que o senhor sabe?
E o homem:
- Simples. Você me deu uma resposta tecnicamente correta, mas que não me serve para nada.
Sem se perturbar o jovem perguntou:
- E o senhor é gerente, não e?
O homem perplexo respondeu:
- Sim, sou gerente. Como é que você adivinhou?
- Simples. Vive perdido e sempre procurando alguém para colocar a culpa... só pode ser gerente.”

Autor Desconhecido

Assim, como na história acima, creio que todos nós, independente do cargo, temos momentos onde nos sentimos completamente perdidos, sem saber que rumo tomar, procurando saber se há uma luz no fim do túnel.

Além do sentimento parecido, temos também a semelhança com um dos protagonistas, afinal todos nós somos os gerentes de nossas próprias vidas.

Tomar as rédeas de sua carreira e ser o senhor de seu destino não é tarefa fácil em um mundo onde as relações de trabalho e de mercado mudam constantemente, onde as palavras segurança e estabilidade estão em processo de extinção, e mudanças ocorrem em alta velocidade. Seja o gerente de sua própria vida, mas para isso...

∗ Semeie bons valores, princípios e ideais. Você é exatamente aquilo que você imagina ser. Uma auto-imagem positiva é determinante para manter a auto-estima e a autoconfiança sempre em dia. Não perca de vista valores como ética, responsabilidade social, solidariedade e senso de justiça. As empresas, acima de tudo, são corporações humanas, onde sentimentos e razão vivem em um eterno conflito. Manter firme e sólido seus valores, princípios e ideais o ajudarão na tomada de decisões importantes para sua carreira e a não perder o rumo certo.

∗ Cuidado com o auto-engano. O auto-engano é uma defesa psicológica amplamente utilizada, normalmente, de forma involuntária e não planejada. Formamos imagens que não condizem com a realidade, sobre nosso trabalho, nossa vida, sobre nós mesmos. A expressão “tampar o sol com a peneira” deixa evidente que o auto-engano nos alivia dores, evita conflitos, por isso é mais fácil deixar estar para ver como é que fica. O problema é quando faço uso excessivo desta técnica, consciente ou inconsciente, criando um mundo que já não mais condiz com a realidade. Não alimente o auto-engano, as ilusões e verdades exageradas. Pratique o feedback, entenda que receber um feedback positivo ou negativo é como um presente que vai ajudá-lo a encarar a realidade de uma forma mais madura e evitar futuros fracassos e desvios em sua vida.

∗ Cultive bons relacionamentos. O mundo hoje está todo conectado e interdependente. Ser ativo em associações de classe, estar presente em eventos são apenas algumas dicas comuns. Mas, o que faz a diferença mesmo é como você conduz sua rede de relacionamentos. Um bom exemplo é o e-mail que é uma poderosa ferramenta de relacionamento, mas muitas vezes utilizada de forma errada. Evite enviar piadinhas e outros assuntos que nada tem a ver com assuntos profissionais. Que tal enviar artigos que possam contribuir para a carreira alheia, informações sobre novas técnicas de gestão, novos fornecedores, concorrentes ou talentos que estão à disposição no mercado? Não tenha preguiça em conhecer novas pessoas, novas culturas, o mundo pertence a diversidade, afinal viver dá trabalho e o sucesso se conquista por meio de pequenas ações, que como a chuva fina e constante faz transbordar os rios.

∗ De gênio e louco todo mundo tem um pouco. Apostar nas suas idéias, usar a criatividade como aliada, não temer o ridículo, exercitar a mente, entender que o novo sempre vem são fatores que todo gerente deve saber tirar proveito. A oportunidade tem um timing e feliz daquele que percebe a hora certa de agir. Tolo aquele que pensa que isso só acontece em momentos de sorte. Hoje, as oportunidades devem ser criadas e criativo é quem transforma seu projeto em ação, em realidade. Genial é ser simples e uma pequena dose de loucura não faz mal a ninguém. Esteja disposto a encarar alguns sacrifícios em sua vida, haverá momentos em que será necessário trabalhar mais horas por dia, pesquisar mais, fazer o algo a mais, coragem para enfrentar os desafios de frente, porém cuidado para não perder o equilíbrio na relação trabalho X família X vida social. Estimule o seu espírito empreendedor. Lembro que esta dica também é válida para quem trabalha em empresas e não só para quem tem ou quer ter seu próprio negócio.

∗ Tenha um projeto de vida maior. Qual é sua maior missão? Quero detalhes, seja específico. O que você deseja fazer para que, ao final de sua vida, você possa olhar para trás e dizer: - Valeu. Eu fui, o que eu quis ser, fiz o que sonhei fazer. A auto-realização pode ser comparada com a plenitude, aquela sensação maravilhosa de ter feito o algo a mais, de ter dado sua contribuição. Nesta hora é preciso ter foco. Foco no resultado, na sua estratégia e planejamento pessoal. Capacidade de ter e manter o foco, de se levantar quantas vezes for necessário, persistência é o maior diferencial que um profissional pode ter.
Afinal, o que diferencia um gerente do outro, mais do que sua capacidade técnica é o seu entusiasmo pelo trabalho e pela vida. Portanto, pegue seu balão infle-o com muita motivação e objetivos e faça uma viagem de sucesso!

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC