Aprenda a expor suas idéias Olinda, Pernambuco

As pessoas são a favor da mudança sempre que esta não envolva muito esforço para ser implantada (mesmo quando os benefícios são evidentes) e não obrigue a uma reestruturação da sua zona de conforto. Assim uma ótima idéia é "apagada" antes que gere esta onda de ações cujo efeito cascata significa: trabalho extra. Aprenda mais no artigo abaixo.

100porcento Consult - Consultoria Empresarial Ltda
(81) 3231-1047
av Agamenon Magalhães,Gov, 2615, Sl 1703, Boa Vista
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Horizonte Consultoria Ltda
(81) 3423-0222
av Agamenon Magalhães,Gov, 2764, Sl 402, Espinheiro
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Andre Getulio
(81) 3466-1416
av Beira Mar, 500 ap 804 Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Montemor
(81) 3469-2367
r Prof Francisco P Melo, 115 ap 2 Candeias
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Circuito Consultoria
(81) 3462-1552
r Álvaro Pinto Carvalheira, 405 Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Activa Consultoria e Assessoria Ltda
(81) 3427-3845
av Agamenon Magalhães,Gov, 3411, Sl 107, Torreão
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
ASTEC
(81) 3469-4177
r Carlos Antônio Zarzar, 888 Candeias
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Avis Fernao
(81) 3341-2780
av Armindo Moura, 461 Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Carvalho Consultores
(81) 3462-9963
av Bernardo Vieira Melo, 1551 sl 3 Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
D Avis Consultoria
(81) 3341-1713
av Armindo Moura, 461 lj A Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a expor suas idéias

A maioria das pessoas acredita que tem boas idéias, e tem mesmo! Não falo daquelas idéias que possuem um rasgo de genialidade, estas são mais raras, mas falo de boas idéias, idéias que agregam valor de fato.

Vale ressaltar que ter boas idéias é uma coisa bem diferente de ter boas idéias quando se precisa delas. Isto de desenvolver boas idéias sob medida e de acordo com a demanda é um exercício, consiste no desenvolvimento de uma competência. Competência, aliás, que muito beneficia a vida e a carreira de seus possuidores.

O fato é que a maioria das pessoas tem boas idéias, destas que agregam valor, mas poucas destas idéias chegam a se materializar para o bem de todos. Por quê?

Há muitas razões para isso, vejamos algumas.

Uma primeira e alarmante razão é que as pessoas (mesmo seus superiores) muitas vezes não entendem, de fato, do que estão fazendo e sobre o que estão falando. Existe muita representação no ambiente corporativo, espécies de atores corporativos que fingem saber o que em verdade ignoram.

Esta distorção vem do nosso processo educacional. Pesquisas recentes feitas pelos maiores especialistas nas questões cognitivas revelaram que:
Quando um aluno universitário, por exemplo, tenta explicar um fato novo com base em uma teoria já estudada, enfrenta uma enorme dificuldade. Ele está muito mais familiarizado com os exemplos que estudou do que com a realidade própria. O mais alarmante foi que estes experts constataram que a imensa maioria destes alunos oferecem respostas incrivelmente semelhantes a outros alunos que nunca estudaram a disciplina proposta! Frequentemente eles oferecem respostas monocausais e simplistas!

Isto prova uma deficiência crônica do nosso processo de educação, seu fracasso na formação de senso crítico, capacidade de julgamento criterioso da realidade objetiva.

Por isso não se assuste se uma boa idéia, daquelas embasadas, conceitualmente corretas e dotadas de extremo bom senso, não estiver sendo ouvida e entendida. Há muito mais pessoas despreparadas para ouvir uma boa idéia do que você imagina!

As demais causas são mais evidentes por isso comentarei brevemente.

A segunda consiste no comportamento medíocre de alguns de não deixar que as boas idéias dos outros apareçam. Assim pessoas que têm o poder de levar sua idéia adiante, não o fazem porque a idéia não é delas ou não poderão se beneficiar ao menos parcialmente de sua autoria. Para manter você "low profile", estas pessoas impedem suas idéias de caminharem dentro da organização.

A terceira é a tendência em evitar a implantação de mudanças. Claro que todos sabem que a mudança é a tônica da vida (inclusive corporativa), mas ai vem a famosa barreira "no meu departamento não"!

As pessoas são a favor da mudança sempre que esta não envolva muito esforço para ser implantada (mesmo quando os benefícios são evidentes) e não obrigue a uma reestruturação da sua zona de conforto. Assim uma ótima idéia é "apagada" antes que gere esta onda de ações cujo efeito cascata significa: trabalho extra.

A quarta requer atenção. O Fato de você estar apresentando uma boa idéia, não necessariamente, significa que você está apresentando bem a uma boa idéia. Se a sua idéia for incrível, mas, você não tiver a arte de apresentá-la bem, com impacto e persuasão, você corre o risco de que ninguém te leve a sério e não perceba o valor da idéia. Muitas idéias não são ouvidas porque falhamos ao apresentá-las!

Sempre que uma boa idéia não estiver sendo aceita lembre-se de checar as causas anteriores e guarde esta preciosa citação:

"Toda verdade passa por três etapas: primeiro é ridicularizada, depois é violentamente antagonizada e por último é aceita universalmente como auto-evidente".
(Arthur Schopenhauer, O mundo como vontade e representação)

Carlos Hilsdorf
Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano.
www.carloshilsdorf.com.br

Sobre o Autor

Considerado um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br

 


Artigos.com