Aprenda a estimular sua Criatividade João Pessoa, Paraíba

Para estimularmos a criatividade necessitamos aprender a questionar o porquê das coisas.Exemplo?Saiba porque os táxis na Inglaterra são obrigatoriamente altos e porque as moedas são redondas!

Fabm Centro de Ensino, Assessoria Em Recursos Humanos e Servicos
(83) 3244-7179
av Maranhão, 497, Estados
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Aspla Assessoria e Planejamento S/s.ltda
(83) 3226-7252
av Epitácio Pessoa,Pres, 4045, Tr, Miramar
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Interage Comunicacao Ltda
(83) 3222-1380
av Isabel,Prsa, 484, Sl 111, Centro
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Escritorio Mometto Ltda
(83) 3246-2210
av Juarez Távora, 522, Sl 204 An 1, Torre
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Prospectiva Consultoria e Cursos
(83) 3241-1869
r Coralio Soares Oliveira,Cel, 433, Sl 404, Centro
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Dominguez e Nascimento Ltda
(83) 3245-9008
av Flávio Ribeiro Coutinho,Gov, 305, Lj 102, Manaíra
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Engetraffic - Consultoria,informatica e Representacoes Ltda
(83) 3244-3936
av Rui Carneiro,Sen, 300, Sl 408, Miramar
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Consultoria de Ensino de Joao Pessoa Ltda
(83) 3226-1363
av Epitácio Pessoa,Pres, 3883, Sl 9 A, Miramar
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Jade - Representacao e Prestacao de Servicos Ltda
(83) 3224-7012
r Geraldo Porto, 79, Brisamar
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Consulmarhket Solucoes Educacionais e Empresariais Ltda
(83) 3224-0664
av Epitácio Pessoa,Pres, 753, Lj 14, Tambaú
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a estimular sua Criatividade

Você sabe porque os automóveis para táxis na Inglaterra são obrigatoriamente altos? Para dar espaço para as cartolas dos passageiros. Sabe porque as moedas são circulares? Porque em algum momento da história da humanidade fabricava-se moedas com materiais quebradiços. A forma de círculo ajudava, portanto a evitar que os cantos quebrassem.
Acontece que os carros não precisam mais ser altos, nem as moedas circulares, mas eles simplesmente continuaram a ser como eram.

Não estamos habituados a questionar porque as coisas são como são. Segundo Edward de Bono, especialista em Criatividade, padecemos de uma espécie de continuísmo mental, o que dificulta nossa percepção de oportunidades para melhorias.

Uma boa forma de percebermos possibilidades de mudanças é justamente enfrentarmos as fontes de continuísmos e nos desafiarmos a pensar em alternativas.

Veja os tipos mais freqüentes de continuísmos:

Negligência

Nossa mente aprendeu a resolver problemas, e deixa de perceber o que não incomoda. Desta forma, tudo que ainda não virou problema tende a ser negligenciado. Pior ainda, a negligência é prima irmã da arrogância: sempre que estamos satisfeitos com nosso trabalho ou produto, deixamos de aprimorá-los.

Seqüência

Como as moedas e os automóveis ingleses, há inúmeros procedimentos, acessórios, cores e formatos que nunca foram modificados. Mas eles precisam mesmo ser assim?

Dependência

Acontece quando a evolução de certos produtos ou procedimentos depende de fatores ou instituições que são vistos como atravancadores. Podemos entretanto usar nossa criatividade também para contornar os fatores. Digamos que você teve uma idéia cuja implementação é cara. Mas...Precisa parar por aí? Que tal gerar idéias para reduzir os custos de implementação?

Complacência

É o famoso "deixa quieto". Acontece quando nos submetemos a crenças para deixar de criar, ou de lutar para que inovações sejam feitas. Você já ouviu frases como "o mercado não está preparado", "é inviável". Questione-as também.

Quer gerar idéias? Olhe ao seu redor e pergunte-se: Onde está a negligência? (e a seqüência, a dependência, a complacência?) Pergunte-se também "E se...?", "Por que isso é como é?", "Dá para fazer diferente?" Pergunte-se principalmente "Por que não?"
Você vai amar as respostas.

Sobre o Autor
Gisela Kassoy é especialista em Criatividade e Inovação e atua com consultoria, palestras, seminários e como facilitadora de grupos de geração de idéias.

Artigos.com