Aprenda a condicionar o solo Manaus, Amazonas

O Condicionador de solo, é um fertilizante orgânico simples, ou seja, um produto natural de origem vegetal, contendo vários nutrientes para as plantas. Ele tem atuação nos diversos fatores de produtividade. Conheca mais no artigo abaixo.

Santos Adelino Fp
(92) 622-0039
r Leão, 103, sl 108, Presidente Vargas
Manaus, Amazonas
 
Casa Gurgel
(92) 648-4229
av Mirim, 5616
Manaus, Amazonas
 
Wanderley G Brito
(92) 641-4141
av N Nutels, 96, bo 6 a
Manaus, Amazonas
 
Maria Gomes Nascimento
(92) 644-3195
av B Mar, 52, cs a
Manaus, Amazonas
 
em Santos Matos
(92) 231-1269
r Ramos, 837, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
AC Trator Peças Ltda
(92) 641-3788
av Timbiras, 1280, qd 89, Cidade Nova
Manaus, Amazonas
 
J Gomes Nogueira e Cia Ltda
(92) 248-2869
r um, 20, Armando Mendes
Manaus, Amazonas
 
Neuremilton L Gonçalves
(92) 615-6184
av Tapajós, 158, Centro
Manaus, Amazonas
 
Greenpeace Brasil
(92) 642-8855
av D B Haydea I, 27
Manaus, Amazonas
 
Casa da Carne Comendador
(92) 232-6846
bc Comendador Clementino, 223, Centro
Manaus, Amazonas
 

Aprenda a condicionar o solo

O Condicionador de solo, é um fertilizante orgânico simples, ou seja, um produto natural de origem vegetal , contendo vários nutrientes para as plantas.

Ele tem atuação nos diversos fatores de produtividade:

1. PROPRIEDADES FÍSICAS ·

A) DENSIDADE APARENTE (D.A.) - A matéria orgânica reduz a densidade aparente do solo, proporcionando melhor enraizamento.

B) ESTRUTURA E TEXTURA - A incorporação de M.O. no solo provoca uma intensa atividade de microrganismos, fazendo com que os micélios dos fungos e actinomicetos ou as substâncias viscosas produzidas pelas bactérias funcionem como elementos aglutinantes das partículas.

C) AERAÇÃO E DRENAGEM - A aplicação de matéria orgânica melhora a agregação e a estruturação dos solos, corrigindo, conseqüentemente, a falta ou excesso de aeração e drenagem.

D) RETENÇÃO DE ÁGUA - A matéria orgânica aumenta direta e indiretamente a capacidade do solo de armazenar água.

E) CONSISTÊNCIA - A matéria orgânica altera a consistência do solo, reduzindo a tenacidade (resistência à ruptura), a plasticidade (facilidade de esboroamento), a capacidade de aderência ou viscosidade e melhorando a friabilidade (facilidade de esboroamento).

2. PROPRIEDADES QUÍMICAS N - 2,70% S - 0,70% P2O5 - 2,25% Zn - 220 ppm K2O - 0,35% B - 200 ppm Ca - 2,50% Cu - 60 ppm Mg - 0,13% Mn - 610 ppm Mat.Org. - 65,84% Umidade - 49,90%

3. CORREÇÃO DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS - O controle da toxidez é geralmente feito pela aplicação de fertilizantes orgânicos devido à propriedade do húmus em fixar, complexar ou quebrar esses elementos.

4. PH - A matéria orgânica quando decomposta em condições aeróbias, tem reação alcalina, pelos humatos alcalinos que forma, concorrendo para elevar o pH, pelo menos temporariamente.

5. PODER TAMPÃO - Quanto maior o teor de matéria orgânica do solo, maior será sua resistência a mudança de reação.

6. PROPRIEDADES FÍSICAS - QUÍMICAS

A) ABSORÇÃO DE NUTRIENTES - O húmus, parte integrante da matéria orgânica, contribui para a melhoria da fertilidade do solo onde foi aplicado, pois juntamente com os colóides de argila podem "prender" e evitar que se percam por lixiviação, nutrientes importantes as plantas cultivadas.

B) CTC - A matéria orgânica possui elevada CTC. É graças a essa propriedade de adsorver certos nutrientes, cedendo-os a solução do solo ou as raízes, que os solos conseguem manter sua fertilidade.

C) SUPERFÍCIE ESPECÍFICA - A matéria orgânica humificada adquire uma elevada superfície de exposição, um único grama de húmus (cujo volume cabe em uma colher de café) por ser constituído de minúsculas partículas de dimensão coloidal, tem uma superfície de exposição que, somada resulta em uma área de 700 m2. Enquanto a caulinita tem 5 a 10 m2/g de superfície específica, o húmus tem 700 m2/g, portanto, 70 vezes mais área de exposição. Por fim, o aumento da superfície especifica dos solos, proporcionada pelas adubações orgânicas continuadas, pode elevar também a capacidade de retenção de água.

7. PROPRIEDADES BIOLÓGICAS - Matéria orgânica atua na biologia do solo pelos seus efeitos nas propriedades físicas e químicas, melhorando as condições para a vida vegetal. Daí a justificativa para a sua classificação como melhoradora ou condicionadora do solo.

Nota: É proibida a reprodução deste texto em qualquer veículo de comunicação sem a autorização expressa do autor. Só serão permitidas citações do texto desde que acompanhadas com a referência/crédito do autor.

Fonte: Equipe Portal Orgânico

Clique aqui para ler este artigo na Portal Agricultura