Aprenda Gestão Estratégica Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Implantar projetos eficientes é uma tarefa que exige gestão estratégica. Wagner Campos, autor do livro "Vencendo dia a dia" recomenda a criação de um sistema que foque objetivo e metas para o desenvolvimento coorporativo. Diagnóstico, prontidão, direcionamento e vigilância são algumas etapas mencionadas nas estratégias, das quais ele sugere nesse artigo.

Autoelétrica Armandinho
(21) 3019-0938
Estrada Marechal Alencastro 2317 lj BCD
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
Fajestec
(21) 2691-8927
Estrada Marechal Castelo Branco 2050
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Sandyr Comercial Elétrica
(21) 3868-4544
Rua da Regeneração 89 lj AB
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
Vagalume Iluminacao
(21) 3972-0128
Rua Barão de Petrópolis 264
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
Jorge André Barreto de Azevedo
(21) 2791-8754
Avenida Getúlio Moura 983
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Luís Carlos Eletricista
(21) 2529-6061
Rua Embaixador Graça Aranha 242
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
Elétrica Alexandre
(21) 3395-6694
Rua Donatello qi 38 lt 19
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
J J Eletromecânica
(21) 2601-4845
Rua Lamartine Babo qd 77 lt 18
São Gonçalo, Rio de Janeiro
 
Alfa Consertos
(21) 2267-3011
Rua Figueira de Melo 245
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
A B S 2008 Elétrica e Hidráulica
(21) 3350-9657
Rua Engenheiro Roberto Magno de Carvalho 25
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 

Aprenda Gestão Estratégica

Há uma grande diferença entre Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico. O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Já a Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.

Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos. Inicialmente é realizado um Diagnóstico Estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperados. Dentro do Diagnóstico Estratégico, são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portifólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e projetos futuros.

Em seguida é realizada uma verificação sobre a Prontidão Estratégica, ou seja, o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação ao futuro, as ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais "janelas" estratégicas, a atenção às mudanças que podem afetar de forma positiva ou negativa, obstáculos institucionais, estatuários, culturais, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento de equipe, que venham de encontro com a Missão, Visão e Valores da empresa, etc.

Posteriormente inicia-se o processo de seleção das prioridades em função da gravidade dos problemas encontrados dentro da organização e assim é estabelecida uma seqüência lógica para a implementação das ações, com foco nos mais importantes em primeiro plano. Tal ação é conhecida como Direcionamento Estratégico, ou seja, é o momento que se define o direcionamento que a instituição precisa seguir para sobreviver ou se sobressair em determinado cenário.

Como o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com visão de futuro, uma empresa precisa ter sua visão focada no futuro. Deve então, manter a Vigilância Estratégica, ou seja, deve observar, acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou contramedidas da organização.

Enfim, para uma empresa atuar com uma Gestão Estratégica precisa apurar todos seus processos e sua real situação e desenvolver ações corretivas constantes, focando seus objetivos e metas e desenvolvendo suas estratégias de forma a manter sua sobrevivência, crescimento e diferenciação competitiva.
________________________________________
é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Logística. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 - 3038.0678 - wagner@trueconsultoria.com.br - falecom@wagnercampos.com.br.

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com