Analise a mudança de cenário na gestão de inadimplência Serra, Espírito Santo

Compreenda as alterações da concessão de linha de crédito e sistema de cobrança. "O que se pratica nas economias mais desenvolvidas é a contratação de serviços especializados na gestão de contratos", diz o bacharel em administração Pedro Cardoso. Avalie a política de crédito e recuperação de ativos.

Banco BMG S/A
(27) 3345-2155
r José Alexandre Buaiz, 160, Sl 604, Enseada do Suá
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Banestes S/A Banco do Estado do Espírito Santo
(27) 3383-1000
av Isabel,Prsa, 574, Bl B An 10, Centro
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Banco ABN Amro Real S/A
(80) 0770-2001
av Penha,N S, 570, Sl 210, Pr de Sta Helena
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Credserv Capitalização e Seguros Ltda
(27) 3314-1884
av Penha,N S, 699, Tor B An 11 Sl 1105, Pr do Canto
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(27) 3227-7300
r Eurico de Aguiar,Dr, 888, Sl 3, Sta Lúcia
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Via Direta Promotora de Vendas Ltda
(27) 3223-2688
av Bley,Gov, 186, Sl 601, Centro
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(27) 3038-6250
av Jerônimo Monteiro, 428, Centro
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A
(27) 3331-4444
av Isabel,Prsa, 54, An 9, Centro
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
av Navegantes,N S, 451, Enseada do Suá
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Confianca Intermediacao Financeira Ltda
(27) 3323-0998
pça Getúlio Vargas,Pres, 35, Sl 904, Centro
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
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Analise a mudança de cenário na gestão de inadimplência

INADIMPLÊNCIA: COBRANÇA OU GESTÃO DE CONTRATOS

A administração da inadimplência, seja de créditos de empresas comercias ou prestadoras de serviços ou ainda de instituições financeiras, tem evoluído de forma eficiente nos últimos anos.
Práticas utilizadas com freqüência, como a terceirização da cobrança a uma empresa especializada após 90 ou 120 dias após o vencimento, tendem a se tornar passado. O Brasil está experimentando pela primeira vez a expansão massiva do crédito, cenário que os americanos e europeus convivem há muito tempo. A oferta de crédito para financiamento de veículos e bens de consumo duráveis com prazos dilatados certamente levará as empresas credoras a adotarem mecanismos mais eficientes acompanhamento e de recuperação dos créditos inadimplidos.
O que se pratica nas economias mais desenvolvidas é a contratação de serviços especializados na gestão de contratos. A proposta das empresas com especialidade na gestão de contratos, é o acompanhamento desde a contratação. Com instrumentos eficientes de localização de pessoas e cruzamento de dados cadastrais, muitas fraudes podem ser evitadas ou mesmo detectadas após poucos dias da concessão do crédito, o que aumenta muito a possibilidade de recuperação.
A atuação dessas empresas, em alguns casos antecipando-se ao vencimento, como no envio de mensagens de texto com lembrete ao celular do financiado, sobre um vencimento de parcela que ocorrerá após um ou dois dias, certamente reduz a inadimplência.
O diálogo com o devedor dois ou três dias após o vencimento de uma parcela permite ao credor compreender melhor o perfil do seu cliente. Em alguns casos a alteração da data de vencimento da obrigação pode resolver o problema de um cliente que irá atrasar sua obrigação por muitos meses. Em outros casos, uma mudança brusca de cenário na renda do financiado, ocasionado pela perda do emprego, por exemplo, poderá recomendar uma repactuação de prazo, a transferência do bem e das obrigações a outro financiado e até mesmo a devolução amigável do bem financiado, antes que se acumulem parcelas vencidas.
A adoção desses procedimentos administrativos devem reduzir de forma significativa a inadimplência das carteiras de crédito, não isentando as empresas de gestão de contratos de estarem preparadas para as fases posteriores de cobrança, como a retomada de bens ou a cobrança judicial.
Sem dúvida, o maior benefício do acompanhamento diário de uma carteira de crédito é o conhecimento que irá se extrair sobre o perfil dos clientes e parâmetros que irão realimentar a política de crédito da empresa.

SP 11/02/2008

Pedro Cardoso de Almeida (pedro@cibrat.com.br) é bacharel e pós graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP e sócio diretor da CIBRAT - Cia. Bras. Recuperação de Ativos. www.cibrat.com.br

Sobre o Autor
Pedro Cardoso de Almeida é bacharel e pós graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP e Sócio Diretor da CIBRAT - Cia. Bras. Recuperação de Ativos.

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