Analisando a gestão de pessoas e os recursos humanos Várzea Grande, Mato Grosso

Saiba como aproveitar bem o capital intelectual. O consultor de treinamento Sebastião Guimarães disserta sobre a melhoria dos recursos humanos. Entenda a importância da gestão de pessoas na retencão de talentos.

Federacao de Aposentados e Pensionistas e Idosos do Estado de Mato Grosso-fedapi/mt
(65) 3028-1090
av Mato Grosso, 477, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Sind dos Empregados de Farmácias e Drogarias
(65) 3622-0047
r Antônio Maria Coelho, 130, An 2 Sl 20, Res Concadoro
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Sindicato do Comercio de Opticas
(65) 3622-1799
r Galdino Pimentel, 14, Ed Palacio do Com, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Sind da Ind de Panificacao Confeitaria do Estado de Mt
(65) 3644-3682
av Rubens de Mendonça,Hist, 4193, Cs da Industria, Baú
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Associacao Matogrossense dos Economiarios Aposentados
(65) 3321-8626
r Costa,Comdt, 727, An 5, Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Sind Matogrossense Armazéns Gerais
(65) 3623-1810
r Galdino Pimentel, 14, Sl 143, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Sindicato do Com Varejista de Prods Farm de Cuiaba
(65) 3321-0055
av Rubens de Mendonça,Hist, 3501, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Sindicato das Agencias de Propaganda do Estado de Mato Grosso
(65) 3624-8154
r Melgaço,Br, 3988, Sl 107, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Associacao Serv do Cons Reg de Eng Arq Agronomia de Mt
(65) 3623-2515
r Campo Grande, 479, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Sindicato das Empresas de Asseio e Conservacao Est Mt
(65) 3642-1489
r Marques,Pres, 960, Bsq
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Analisando a gestão de pessoas e os recursos humanos

O título deste artigo é o texto de uma grande faixa colocada na área de RH da GE. O texto é provocador é leva-nos à um reflexão bastante objetiva. Sobre o assunto, a norma ISO 10015 dá a seguinte orientação:

4.2.6 Identificação de soluções para eliminar as lacunas de competência

As soluções propostas para eliminar as lacunas de competência podem ser os treinamentos ou outras ações tais como a reformulação dos processos, recrutamento de pessoal treinado, terceirização, melhoria de outros recursos, redução da rotatividade e modificação dos procedimentos de trabalho.

Reformulação dos processos

Com base em estudos e pesquisas, hoje sabemos que 85% dos problemas são oriundos dos processos e que apenas 15% são oriundos das pessoas. Estes dados deixam bem clara a questão da eliminação das lacunas. Se um processo estiver mal estruturado, apresentando falhas que comprometem o resultado final, a melhor solução é sua reformulação e, em casos mais específicos, sua eliminação. Pouco ou nada adiante treinar pessoas para desenvolver um processo que, comprovadamente, é considerado falho e mal estruturado.

Sobre a importância da melhoria dos processos e do desenvolvimento de pessoas, Dieter Kelber, diretor-executivo do Insadi cita, com frequência, a seguinte frase: “Quer melhorar as pessoas? Invista nos processos. Quer melhorar os processos? Invista nas pessoas”.

Recrutamento de pessoal treinado

É bom lembrar que recrutamento é uma fase anterior à seleção. Quando pensamos em recrutar uma pessoa treinada para desenvolver determinada atividade, temos, também, que pensar onde poderemos encontrá-la. Como os hadhuters, os profissional de RH também devem ter a competência necessária para recrutar, selecionar e contratar pessoal treinado.

Terceirização (outsourcing)

A terceirização está muito relacionada com a questão da competência. Os bancos, por exemplo, terceirizaram os serviços de segurança porque não conseguiam desenvolver esses serviços com competência. Com a terceirização, os bancos deixaram de treinar os seguranças, que passaram a ser treinados, pelas empresas terceirizadas. Com a terceirização, os bancos provavelmente não economizaram, mas, certamente, conseguiram um serviço de segurança muito melhor. Um erro crasso é, portanto, terceirizar determinada atividade com o único objetivo de “fazer economia”. A terceirização bem sucedida é aquela que tem por objetivo assegurar maior eficiência e eficácia.

Redução da rotatividade

Um treinamento dado a funcionários que, pouco tempo após, saíram da empresa, pode ser considerado um mau investimento? Será que os funcionários saíram da empresa porque foram treinados? Ou será porque o chefe não lhes dava apoio; ganhavam muito menos do que mereciam; enfim, teriam eles motivos que desconhecemos?

Altos índices de turnover, freqüentemente, têm várias origens e várias soluções, que somente podem ser corretamente identificadas quando desenvolvemos, todas as 6 etapas do processo de Definição das Necessidades de Treinamento.

Modificação dos procedimento

De acordo com as normas de gestão, os procedimentos vitais para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações devem ser documentados e continuamente melhorados.

Por uma simples questão de ordem, deve-se, primeiro fazer as modificações necessárias nos Manuais de procedimentos e validá-las. Somente, depois, e se for necessário, deve-se programar o treinamento das pessoas, para que desenvolvam corretamente o procedimento que foi devidamente modificado.

Melhoria de outros recursos

Existe um número infindável de outros recursos que, melhorados, vão aumentar a competência das pessoas, o que, muitas vezes, não se consegue com o treinamento ou somente com o treinamento.

Melhorar determinados recursos tangíveis e intangíveis pode fazer uma grande diferença. A melhor definição das políticas da empresa, a melhoria das instalações e dos equipamentos, a valorização dos recursos humanos através de campanhas de incentivo, apoio, valorização e reconhecimento, são exemplos de melhoria de recursos que aumentam, de forma significativa, a competência da organização.

Mas, para saber qual é a melhor opção para eliminar as lacunas de competência deve-se, inicialmente, definir as necessidades da organização e, em seguida, definir as necessidades de treinamento.

É bom lembrar que a Definição das Necessidades de Treinamento - DNT é um processo mais eficiente e eficaz do que o tradicional Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT.

Como vimos, as empresas têm várias alternativas para eliminar suas lacunas de competência, e, certamente, o treinamento é uma delas. E quando o treinamento é a melhor alternativa deve-se desenvolvê-lo de acordo com a norma ISO 10015, para que seja um investimento de alto retorno.

Sebastião Guimarães

guimaraes@tgtreinamento.com.br

Sebastião Guimarães

Sebastião Guimarães - Professor de curso de pós-graduação da Universidade São Judas, Professor convidado da Fea/Unicamp, e Consultor da T&G Treinamento. Autor de diversos livros didáticos sobre Organização e Técnicas Comerciais. Vivência profissional como Orientador de Ensino do SENAC-SP, Coordenador de Treinamento Empresarial do CCESP, Gerente de Divisão de Treinamento da Mercedes Bens do Brasil, Gerente do Programa de Gestão da Qualidade Total do SEBRAE – SP e facilitador de cursos da ADVB e da FBM.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com