Analisando a agricultura orgânica Manaus, Amazonas

Para constatar que hoje a agricultura orgânica não nos dá mais aquela sensação de produção alternativa, baseada em princípios filosóficos da década de 70, faremos uma rápida exposição do crescimento desta produção. Para afirmar que brevemente estaremos inseridos no contexto de agronegócio. Veja mais no artigo abaixo.

C. H. de Jesus Dewnani
(92) 3234-8238
av Djalma Batista, 112, A, N S das Graças
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Alvorada Comercio de Alimentos Ltda
(92) 3631-0310
r Borba, 675, Cachoeirinha
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Cabral e Oliveira Ltda - Me
(92) 3236-7402
r F, 35, Cj Eldorado, Prq 10 de Novembro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
C. D. C. Girao
(92) 3664-4509
r Franco de Sá, 137, AFFEAM, São Francisco
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Benedita Gomes Vieira
(92) 3234-0790
av Joaquim Nabuco, 681, A, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Bar e Restaurante Refugio Pitoresco Ltda
(92) 3234-7946
r Simão Bolívar, 231, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Ashok Mane
(92) 3633-9069
r Barroso, 147, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Andre Luiz P de A F Soares Me
(92) 3232-1796
r Guilherme Moreira, 351, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Carlos Pereira dos Santos
(92) 3228-4697
r Parintins, 550, A, Cachoeirinha
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
C.b.t.refeicoes Ltda
(92) 3642-3952
r Argentina, 24, Cj Eldorado, Prq 10 de Novembro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Analisando a agricultura orgânica

Para constatar que hoje a agricultura orgânica não nos dá mais aquela sensação de produção alternativa, baseada em princípios filosóficos da década de 70, faremos uma rápida exposição do crescimento desta produção - que hoje já é uma realidade no mundo todo - para afirmar que brevemente estaremos inseridos no contexto de agronegócio.

Somamos hoje no Brasil, dez mil produtores, concentrados em sua maioria na região sudeste e sul, mas esses números não param de crescer.

Sabemos que segundo as estimativas mais otimistas deste setor, este mercado cresce de 30% a 50% , e movimenta 300 milhões de dólares por ano.

Além das hortaliças, produzimos leite, carnes, vinho e até cachaça orgânica, que exportamos para a Europa, e que hoje olhamos como um grande mercado consumidor de nossos produtos orgânicos, pois tendo em vista um mercado mundial que sugere US$ 23 bilhões ao ano, participamos até o momento com a tímida cifra de aproximadamente US$ 115 milhões.

Podemos aqui, mostrar vários depoimentos de produtores sobre o potencial deste mercado, porém esbarramos ainda em algumas dificuldades, principalmente ao compararmos o preço destes produtos em relação ao convencional.

Segundo argumentações do "Presidente da Câmara Temática Produtiva da Agricultura Orgânica José Pedro Santiago", a queda de preço dos produtos orgânicos só dependerá do aumento da produtividade, pois mesmo sendo uma cultura que dispensa o uso de defensivos, temos em contrapartida um significativo investimento em técnicas de manejo e mão-de-obra.

Tendo em vista todo crescimento e potencial que este setor sugere, tivemos, no final do ano passado, uma constatação de nossa importância e potencialidade, baseando-nos na primeira grande conquista junto aos órgãos governamentais que nos "presentearam" com a promulgação da Lei 10.831 de 24 de dezembro de 2003, que rege todo o sistema da produção orgânica e que passará a ser regulamentada com assessoria da Câmara Temática Produtiva, acima citada, que representará todos os setores envolvidos com a produção orgânica, principalmente no quesito da certificação e credibilidade de nossos produtos, quer seja para o consumo interno, quer seja para exportação.

Diante dessas poucas linhas, podemos afirmar o fabuloso potencial da produção orgânica e o cenário extremamente favorável que nos espera, podendo acreditar que de tímidos e alternativos não temos mais nada.

Nota: É proibida a reprodução deste texto em qualquer veículo de comunicação sem a autorização expressa do autor. Só serão permitidas citações do texto desde que acompanhadas com a referência/crédito do autor.

Fonte: Equipe Portal Orgânico - Maria Regina Chiarinelli

Clique aqui para ler este artigo na Portal Agricultura