Alimentação afeta o bom humor Marabá, Pará

Aristóteles, já naqueles tempos, acreditava ser o humor um privilégio humano, mas não sabia que os alimentos poderiam constituir uma verdadeira farmácia natural, que agiria no desânimo, ansiedade e até mesmo na tristeza. O cérebro é o responsável pela produção das substâncias químicas que comandam nosso estado de espírito, mas atenção! Devemos ter cuidado com o aquilo que comemos.

Restaurante Mais Você
(91) 3267-3136
r Balsa, 1957
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Churrascaria Garrote
(91) 3255-0134
rod BR 316, s/n
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Churrascaria Tucuruvi Ltda
(91) 3241-7272
av José Malcher,Gov, 2388, A, Nazaré
Belém, Pará

Dados Divulgados por
O Sabor é Nosso
(91) 3275-8542
tv SN 3, s/n
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Galeto da BR
(91) 3235-9266
rod BR 316, 1835
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Norte Restaurante Ltda Me
(91) 3223-8946
tr Eutíquio,Pe, 1078, Lj 414, Batista Campos
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Restaurante Yamaga
(91) 3235-0110
rod BR 316, s/n
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Gullas Restaurante Ltda
(91) 3248-5555
r Quinze de Novembro, 314, Campina
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Nativos Bar e Restaurante Ltda. -me
(91) 3268-0113
av Tavares Bastos, 730, Cs C, Marambaia
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clube Municipal de Ananindeua
(91) 3235-6616
Conj. Cidade Nova VII - WE 68, nº 392
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Alimentação afeta o bom humor

Você merece sempre mais!

Diga adeus ao mau humor e torne-se uma pessoa bem humorada e alegre.

A rotina da vida moderna faz com que fiquemos estressados e cansados, assim perdemos a tranqüilidade de que tanto precisamos para nos mantermos atualizados e em dia com o mundo.

Aristóteles, já naqueles tempos, acreditava ser o humor um privilégio humano, mas não sabia que os alimentos poderiam constituir uma verdadeira farmácia natural, que agiria no desânimo, ansiedade e até mesmo na tristeza.

O cérebro é o responsável pela produção das substâncias químicas que comandam nosso estado de espírito, mas atenção! Devemos ter cuidado com o aquilo que comemos, pois sem determinados nutrientes o organismo não consegue produzir tais substâncias.

ALIMENTANDO BEM-ESTAR

Das substâncias acima citadas, a principal é a serotonina, esta tem enorme influência sobre nossos estados de ânimo, sensações de bem-estar e humor.

Pessoas com baixos níveis desta substância, tendem a ser deprimidas, negativas e compulsivas, segundo estudos científicos.

Fica clara a importância de ter uma alimentação de qualidade, afinal, os níveis de serotonina são regulados pela ingestão de alimentos ricos em triptofano, aminoácido que potencializa a produção desta substância. O triptofano pode ser encontrado, principalmente, em peixes, carnes magras, leite, iogurtes desnatados, queijos brancos, nozes e leguminosas.

ESCOLHA O SEU MELHOR SORRISO

A seguir, serão apresentados alguns nutrientes essenciais na manutenção do sistema emocional.

. Vitamina B1 - auxilia o funcionamento do sistema nervoso, tendo também papel importante nas funções de cognição e memória. Fontes: lentilha, soja, milho verde e cereais integrais.

. Vitamina B6 - integrante na produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina. Fontes: fígado, frango, banana, arroz integral e semente de gergelim.

. Vitamina B12 - é importante para o humor, pois ajuda no transporte de ácido fólico, substância esta que, quando em níveis baixos, pode levar à depressão. Fontes: leite e derivados, atum, carne bovina e ovos.

. Ácido Fólico - associado à B12, atua na produção de neurotransmissores e faz a manutenção dos níveis de serotonina. Fontes: espinafre, verduras de folhas escuras, soja, laranja, melão e maçã.

. Selênio - este mineral com ação antioxidante tem grande participação no humor, pessoas carentes deste mineral tendem a ser depressivas, irritadas e ansiosas. Fontes: nozes, amêndoas, semente de girassol, peixes e trigo integral.

Cada um de nós, na sua individualidade, tem sua personalidade e o seu humor, mas ficam aí as dicas de uma seleta alimentação, que garante o privilégio de uma vida mais feliz.

Alimente sorrisos e feliz semana.
Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

Artigos.com