Alcance o sucesso da boa liderança Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Uma das definições afirma que liderança é a capacidade de influenciar pessoas, outra que liderar é identificar e satisfazer necessidades de pessoas ou grupos. Todas têm em comum o fato de que relacionam liderança com pessoas. Enteda mais sobre liderança abaixo.

CANIL E HOSPEDAGEN ALE
(21) 9100-8306
TRAVESSA NOSSA SENHORA DA PENHA
QUEIMADOS, Rio de Janeiro
 
EURODATA - Educação para o Mercado de Trabalho
(21) 7715-3508
Av. Nossa Senhora das Graça
São João de Meriti, Rio de Janeiro
 
SISTEMA EDUCACIONAL PAI
(21) 2621-5242
RUA LOPES TROVÃO 508 ICARAÍ
NITERÓI, Rio de Janeiro
 
CANIL E HOSPEDAGEN ALE
(21) 9100-8306
TRAVESSA NOSSA SENHORA DA PENHA
QUEIMADOS, Rio de Janeiro
 
Sociedade Despertalista do Brasil
(21) 2693-1101
Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1864, Centro
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
DREAM UP
(21) 2209-3025
RUA NICARAGUA 512
RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro
 
Inglês e Espanhol
(21) 8634-1437
Rua Visconde de Itaboraí
Niterói, Rio de Janeiro
 
Seabra Tech Rope - IRATA
552227335992
Rua Tenente Coronel Cardoso, 225. CENTRO
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
NÚCLEO AVANÇADO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
(22) 9826-2706
RUA: ÁGUA MARINHA 166 SOL E MAR
MACAÉ, Rio de Janeiro
 
adestramento de caes (especializado em comportamento canino)
(21) 3769-3401
rua elizeu de alvarenga
nilopolis, Rio de Janeiro
 

Alcance o sucesso da boa liderança

O sucesso de uma empresa depende do número de líderes que ela tem.

O líder de hoje tem que se despir de todos os envoltórios impostos ao longo de sua vida para que possa ter uma visão real do mundo que o cerca. Quanto mais nos aprofundamos no estudo da liderança mais nos aproximamos da simplicidade de seus princípios, fazendo com que as características necessárias ao líder se tornem muito evidentes, porém de difícil assimilação, pois vêm na contramão daquilo com que o mundo atual nos adestra e nos sinaliza como vantagens.

De um modo geral, os valores com que diariamente somos bombardeados, caminham em sentidos opostos aos requisitos essenciais para a formação de um líder, pois no século XXI pode parecer anacrônico falar em vida profissional e excelência nas atitudes, excelência nos relacionamentos, excelência no auxílio ao próximo, humildade, generosidade e principalmente ter o Amor como forma de comportamento, mas sem estes atributos dificilmente a liderança será conquistada.

Uma das definições afirma que liderança é a capacidade de influenciar pessoas, outra que liderar é identificar e satisfazer necessidades de pessoas ou grupos, mas todas têm em comum o fato de que relacionam liderança com pessoas. O mundo atual é muito dinâmico fazendo com que os indivíduos também o sejam, portanto o conceito de liderança deve acompanhar a evolução das pessoas, tanto que dizemos que atualmente estamos vivenciando um conceito de liderança de quinto estágio.

Quatro modelos de liderança já foram adotados, mas continuamos na busca de um modelo que leve à igualdade e ao serviço entre líderes e liderados e onde o poder dá lugar à autoridade, sem autoritarismo e intolerância quanto as diversidades. Neste conceito a humildade e a espiritualidade estão presentes, fazendo do líder um indivíduo tranqüilo pela segurança do sucesso.

No mundo corporativo tínhamos como primeiro estágio de liderança o profissional capaz e especialista que trazia para si todas ações do grupo amparadas pelos seus sólidos conhecimentos e especialização. A seguir tivemos o colaborador de equipe: um profissional competente que colaborava quando necessário com seus pares.

Sob um determinado aspecto a liderança foi também exercida por um Gerente competente que era um chefe, muito capaz, que administrava por objetivos mantendo certa proximidade com a equipe.

Nos últimos anos muito se falou em Liderança Eficaz. Um conceito bastante importante que foi um estágio intermediário e de transição para o nível atual, quando o líder necessita ter uma estranha mistura de humildade e firme vontade profissional, além de um espírito ambicioso, não para proveito próprio, mas por tudo que se refere à empresa.

É um comportamento paradoxal o do líder atual, pois enquanto são modestos em relação a si mesmos são auto-estimulados a gerar resultados contínuos e excelentes, com muita determinação em trazer benefícios para a empresa, não importando o nível de sacrifício necessário para que o objetivo seja atingido.

Por mais que o novo líder esteja voltado a objetivos e às excelências profissionais, ele sempre deverá priorizar o lado humano, espiritual e de serviço que devem fazer parte de seu comportamento usual.

A visão espiritual, não religiosa, do líder faz com que ele tenha tranqüilidade para atravessar tempestades, enxergando sempre além das nuvens e do vendaval. Os líderes de quinto nível deverão ter o comportamento do pássaro que descansa em um galho que é balançado pelo vento e açoitado pela tempestade, mas mantém o espírito tranqüilo no futuro e aguarda a tormenta passar para buscar com determinação os melhores gravetos para construir seu novo ninho.

As organizações precisam investir na formação deste tipo de líder, pois eles serão os balizadores de novos direcionamentos e, como enxergam mais longe buscarão conduzir suas empresas para cenários mais tranqüilos, unindo harmonia e produtividade.

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC