Alcançando a alegria interior Macapá, Amapá

Alguém já disse que o estado é a chave para a excelência. Neste caso, é preciso saber como se conseguem estados poderosos, como o da felicidade e o da alegria. Saiba mais no artigo abaixo.

3d Servicos Ltda
(96) 3217-2357
av Osório,Gal, 69, A, Laguinho
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Eduardo Augusto Souza da Silva Me
(96) 3224-1910
r Odilardo Silva, 1186, A, Beirol
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
M2 Comunicacao Ltda
(96) 3242-0630
av Antônio Coelho de Carvalho, 3973, Sta Rita
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
LTO Produçoes e Comunicaçao
(96) 3225-5050
av Procópio Rola, 900
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Cataz e Comunicaçao Visual
(96) 9112-1736
r Irmã Augusta M Alencar, 6289 Marco Zero
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
A D S Pinheiro
(96) 3222-8234
r Rio Macacoari, 14
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Multi Comunicacao Ltda -me
(96) 3224-1767
av Mendonça Júnior, 1717, Central
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
V & A Publicidade Ltda
(96) 3084-0770
av Júlio Maria Lombaerd,Pe, 3936, Central
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
A J C Associados
(96) 3243-0096
av Anhangüera, 370 Beirol
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Lilian Guimalhoes Brito
(96) 3225-4441
r Tiradentes, 1492 sl 2 Central
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Alcançando a alegria interior

Leo Angart

Alguém já disse que o estado é a chave para a excelência. Neste caso, é preciso saber como se conseguem estados poderosos, como o da felicidade e o da alegria. A pressuposição de que já possuímos interiormente todos os recursos de que necessitamos é maravilhosa, mas de que maneira conseguimos acessá-los com mais freqüência do que simplesmente por sorte ou coincidência? Esta caminhada começou quando alguém afirmou que podemos curar simplesmente abençoando alguém com a “Alegria Interior.” Tenho certeza de que, muitas vezes, você ouviu coisas interessantes, mas não obteve explicação sobre como entrar em tal estado, em nosso caso o estado de “Alegria Interior.”

Sei que você concorda comigo de que deveria haver mais alegria neste mundo. Por isso, durante os dois últimos anos, venho estudando a forma de entrar em estados poderosos e de ampliá-los, etc. Eu gosto de padrões simples, mas poderosos, que vão direto à essência, na linha mais direta possível. Assim, desenvolvi um padrão de “Alegria Interior” que é simplesmente um exemplo de como se pode ampliar os estados. Pense nos estados emocionais como sendo campos de energia, um padrão de energia, se quiser. Eu usei a idéia de PNL baseada em campos para desenvolver este padrão.

Na Teoria do Caos existe um conceito chamado ferradura de Smale. Ele visualizou as complexas transformações dos sistemas dinâmicos. Suas bases são simples: um campo emocional é esticado em uma direção, apertado em outra, e depois dobrado, como uma ferradura. Quando esse processo é repetido, produz uma estrutura que é familiar a todos os que já passaram o rolo sobre muitas camadas de massa. Um par de pontas que terminaram juntas começaram muito longe uma da outra. Se pensarmos nas emoções, sentimentos, e estados, como campos de energia, então o conceito da ferradura de Smale também deve ser possível em relação aos estados – e é, sem dúvida.

O padrão é muito simples e produz estados poderosos. Ele envolve muitos dos conceitos clássicos de PNL, como meta-estados, âncoras espaciais, âncoras de toque, níveis lógicos, sintaxe somática, ponte ao futuro e ao passado, submodalidades, bem como a idéia nova de PNL baseada em campos. Para alcançar a “Alegria Interior”, começamos com uma experiência de felicidade.

A felicidade é experimentada de muitas maneiras, em circunstâncias as mais diversas. Às vezes, ela resulta de uma atividade (comportamento). Por exemplo, alguém expressa sua satisfação por algo que você fez, e você sente felicidade. Pode, também, ser mais passiva, como por exemplo na jardinagem: tanto por cultivar ativamente as rosas como por apreciar seus belos botões durante todo o verão.

A Alegria é uma experiência de nível mais alto. Você pode sentir alegria devido à sua capacidade de experimentar felicidade. A alegria também tem características cinestésicas diferentes. Geralmente, é um bem-estar ativo sentido no peito. Às vezes, até tem uma cor. Vamos usar as submodalidades cinestésicas e visuais no padrão de “Alegria Interior”.

A Alegria Interior acontece quando você se torna a alegria. Você entra ativamente no sentimento de alegria (contém o estado). Este é um alto nível de consciência, em que seus centros de energia (chacras) se alinham e se expandem dramaticamente, e você experimenta uma sensação profunda de Alegria Interior. Essa Alegria Interior pode ser transferida a outros, como ao abençoar com Alegria Interior. Seu campo de energia pessoal carrega-se de “Alegria Interior” e a irradia para o ambiente ao seu redor. Na cura, ou em qualquer interação com outros, você será muito mais eficaz se o fizer a partir de um estado de “Alegria Interior.”

Os passos são os seguintes:

Felicidade Alegria Interior

Alegria

Faça três marcadores de papel. Escreva neles os nomes “Felicidade”, “Alegria”, e “Alegria Interior.” Coloque-os no chão, em forma de triângulo, à distância de um passo um do outro.

Pense em uma situação em que você sentiu felicidade. Preferivelmente numa ocasião em que você esteve fisicamente ativo. Quando começar a experimentar essa lembrança, dê um passo sobre o cartaz da “Felicidade” e libere a experiência. Ouça os sons… veja as imagens e as pessoas… sinta a felicidade.

Quando estiver pronto, dê entre no cartaz da “Alegria” e comece a experimentar alegria por ser capaz de sentir felicidade. É como se você desse um passo para um nível lógico (um meta-estado). Descreva como você sente a “Alegria”. O que você sente em seu corpo? Onde você sente a “Alegria”? (É importante obter uma descrição rica de como a “Alegria” é experimentada.)

Quando estiver pronto, entre no cartaz da “Alegria Interior” e transforme-se nesse sentimento de “Alegria Interior”. Permita que sua “Alegria Interior” torne-se cada vez mais forte até encher seu corpo inteiro. Para usufruir este estado, deixe que o centro de sua “Alegria Interior” se estabeleça em seu coração. Toque levemente seu coração quando você sentir a “Alegria Interior” muito, muito forte. Seu estado de “Alegria Interior” agora está ancorado em seu coração, e em qualquer momento em que você tocar o seu coração, o estado de “Alegria Interior” retornará. Agora você pode começar a viver neste mundo a partir de um estado de “Alegria Interior.”

Tome esse sentimento de “Alegria Interior” e envie-o para trás no tempo, até o momento em que você nasceu, e deixe seu subconsciente saturar sua vida inteira com este intenso sentimento de “Alegria Interior”. Seu subconsciente vai mostrar-lhe o momento em que esse sentimento tiver retornado ao presente. Agora, envie-o para o seu futuro: assim, você vai viver, de agora em diante, com “Alegria Interior”.

Eu tenho praticado o padrão de “Alegria Interior” com muitos indivíduos e sempre obtive grande efeito. Poucas pessoas não conseguem distinguir entre felicidade e alegria. Em algumas línguas, como no Chinês e no Alemão, parece não haver distinção clara entre os dois estados, ou seria um erro de tradução. Num determinado caso, a pessoa entrou diretamente na “Alegria Interior” porque usou uma lembrança de pegar um bebê de apenas uma semana. A experiência da “Alegria Interior” surgiu instantaneamente.

Mudanças dramáticas têm acontecido com algumas pessoas, ao atingirem o estado de “Alegria Interior”. Geralmente, há grandes sorrisos ou até mesmo gargalhadas. Todos nós temos “Alegria Interior”, e este pequeno padrão é uma maneira de conectá-la facilmente. Um homem descreveu a Alegria Interior da seguinte maneira:

“Alegria Interior – é simultaneamente o sentimento de conexão, expansão e estabilidade. Senti como se estivesse serenamente em pé sobre uma rocha que irradiava raios de ouro em todas as direções, enquanto sentia a Alegria Interior espalhar-se através de mim, enchendo-me e expandindo-se infinitamente.”

Uma mulher descreveu assim a sua experiência de Alegria Interior:

“Este exercício proporcionou-me a experiência de que a Alegria Interior não é algo borbulhante, espumante, volátil, sem substância – mas sim algo incrivelmente sólido, profundo, estável, firme, inabalável, que detém o mais alto poder de qualquer coisa existente no cosmos. Eu experimentei como a Alegria Interior é a perfeita força contrária à insegurança, medo, ansiedade, incerteza.”

Outro participante escreveu:

“A experiência da Alegria Interior foi como sentir um cordão de prata perpassando todo o meu ser, conectando-me com o centro da terra e do céu. Ele passava através de meu coração, que sentiu-se muito sólido e quente e transformou-se numa estrela prateada irradiando luz em todas as direções. Ao retornar no tempo, a estrela de meu coração irradiava luz, de modo que eu também retornei junto, através de um caminho iluminado. As cores se tornaram em tons pastéis de um arco-íris ao longo do caminho.”

“Alegria Interior” é apenas um exemplo do padrão do estado de “dobradura”. Tenho usado a mesma idéia para eliciar estados poderosos de finalidade, autenticidade, impulso e descoberta. Quando esta poderosa ferramenta for combinada para formar um padrão maior, ela pode gerar grande mudança nas pessoas. Atualmente estou explorando a forma de combinar esses estados poderosos com uma Mandala no ponto focal; a Mandala sendo o arquétipo da plenitude.

Na estação da alegria, este é o meu presente para você. Experimente-o agora e partilhe-o com aqueles que você ama, com seus amigos, assim o mundo ficará cheio de “Alegria Interior”.

Viva mais Feliz, com Alegria Interior.

Referências:

Meta-States: A new Domain of Logical Levels, de L. Michael Hall, 1995, Grand Junction Colorado, Empowerment Tecnologies.

Change Your Mind and Keep the Change, de Connirae Andreas e Steve Andreas, 1987, Real People Press.

Tools for Dreamers, de Robert Dilts e Todd Epstein, 1991. Meta Publications.

Chaos: Making new Science, de James Gleick, 1987, Penguin Books.

Leo Angart é presidente da NLP ASIA LIMITED, é Trainer em PNL, viajando ao redor do mundo. Desenvolveu o Vision Training, um programa para recuperar a capacidade do campo de visão. Leo pode ser acessado pelo e:mail – leo.angart@attglobal.net

Publicado na Anchor Point, September, 2000.
Tradudção: Hélia Cadore
Publicado no Golfinho Impresso Nº 61 de FEV/2000

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente