Administrando equipes voltadas para o sucesso São João de Meriti, Rio de Janeiro

Aprenda uma nova maneira de administrar que tem mostrado ótimos resultados. As organizações que normalmente fornecem aos seus colaboradores responsabilidade e autoridade para tomar decisões no seu nível operacional, impõem menos limitações e barreiras ao trabalho. Leia mais abaixo.

Losango Promoções de Vendas Ltda
8002-24252
r Manuel Correia, 34, Lj C, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco ABN Amro Real S/A
(80) 0770-2001
r Deodoro,Mal, 629, Jd 25 de Agosto
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(21) 2142-5350
av Nilo Peçanha, 138, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco Mercantil do Brasil S/A
(21) 3078-7500
av Lima e Silva,Brig, 2011, A, Jd 25 de Agosto
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco Itaú S/A
(21) 3673-6207
r José Amaro,Exped, 456, Vl São Luís
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco do Brasil S/A
8007-85678
av Lima e Silva,Brig, 1576, Prq Duque de Caxias
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco Cacique S/A
8001-77677
av Kennedy,Pres, 1660, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco Morada S/A
(21) 2671-3320
av Nilo Peçanha, 245, Lj A, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Caixa Econômica Federal
8005-50101
r José de Alvarenga, 271, Lj A, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
r José de Souza Herdy,Prof, 1160, Jd 25 de Agosto
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
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Administrando equipes voltadas para o sucesso

Por Osni Gomes

Qualquer profissional em posição de coordenar pessoas deve produzir dois efeitos de suma importância, sem os quais uma organização não pode ser considerada eficaz: os resultados correspondentes aos objetivos e metas e um ambiente de trabalho saudável, onde as pessoas sintam-se bem e orgulhosas de fazerem parte daquela equipe.

Na realidade, a maioria dos gestores está focada em conseguir que os resultados sejam alcançados de acordo com o estabelecido, que os problemas sejam solucionados rapidamente, que os custos fiquem dentro ou abaixo do planejado, ou seja, estão centrados em aspectos técnicos e administrativos e são permanentemente estimulados ou pressionados nessa direção. Confirmando essa situação, não é por acaso que os gestores que atingem esses objetivos são normalmente reconhecidos pela organização e conquistam postos sempre mais elevados na hierarquia.

Ao lado dessa maioria, existe um percentual pequeno, mas significativo, de gestores que chamam a atenção porque, ao contrário dos outros, estão centrados nas pessoas, preocupados com o relacionamento com elas (e entre elas) e que lutam para evitar ou administrar bem os conflitos com os seus colaboradores. Em nome da "paz e harmonia" esses gestores fecham os olhos para alguns insucessos no desempenho pessoal e coletivo, garantindo na sua área um ambiente "familiar", onde todos aparentemente são "amigos", protegem-se mutuamente e vivem "no melhor dos mundos".

Nenhum desses gestores são modelos a serem seguidos se estivermos pensando numa empresa interessada na eficácia das suas lideranças e no desenvolvimento dos seus colaboradores, direcionada em conseguir performances diferenciadas para atingir os resultados. Como sempre e em todas as situações relacionadas à liderança empresarial, a virtude está no equilíbrio entre estes dois aspectos: resultados satisfatórios e pessoas satisfeitas (ou na pior das hipóteses não insatisfeitas).

As organizações que normalmente fornecem aos seus colaboradores responsabilidade e autoridade para tomar decisões no seu nível operacional, impõem menos limitações e barreiras ao trabalho. Elas alimentam e reforçam a cultura de aprendizagem, onde valores como mudança, realizações e progresso são considerados superiores. Regras, padrões e procedimentos, ao contrário, são valores inferiores, o que não quer dizer que não sejam importantes. Estas organizações dão maior ênfase à contribuição e recompensam pela realização eficaz e não pelo status. Esta forma de pensar e agir é resultado da crença sincera de que o sucesso é atingido através das pessoas.

Organizações que apresentam este perfil estimulam a criatividade e a individualidade, que proporcionam maior variedade e satisfação ao dia a dia das pessoas. Tratam os problemas como oportunidades, não tendo medo de reconhecer erros individuais e/ou coletivos. Realmente estão voltadas para o progresso e realização, prontas para enfrentar o desconhecido.

Em contrapartida, organizações que não transferem responsabilidade e autoridade tendem a dar mais valor ao status e à posição, ou ao conhecimento e à especialização, em lugar da contribuição real da pessoa. Os procedimentos e o protocolo são mais importantes do que gerar soluções inovadoras. As normas de trabalho são altamente respeitadas e há maneiras rigidamente estabelecidas de se fazer as coisas. Os problemas causam constrangimento e normalmente são varridos para baixo do tapete para que certamente apareçam mais tarde, o que sem dúvida beneficia e mantém vivos os famosos apagadores de incêndios. É a organização da mesmice, despreparada para o novo e totalmente voltada para o "umbigo".

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