Acupuntura para animais Manaus, Amazonas

Veja aqui algumas das dúvidas mais frequentes sobre acupuntura veterinária. Os grandes segredos dos mecanismos de ação da acupuntura são dois: o acuponto e o sistema nervoso. Entenda mais sobre esta medicina milenar abaixo.

Univet Clinica Veterinaria
(92) 3611-2060
av Tefe 516 Cachoeirinha
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Clinica Veterinari Dr Pires
(92) 3643-1314
r Diogo Bernardes 202 Adrianopolis
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Clinica Veterinaria Linameg
(92) 3232-2948
r S Bento 46 São Jorge
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
J Lima de Sousa Comercial
(92) 3653-0198
etr Torquato Tapajós, 5140, Tr, Flore
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Borges e Jurema Ltda
(92) 3663-6345
av Tefé, 516, Cachoeirinha
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Clinica Veterinaria Dr Rubens
(92) 3663-6345
av Tefe 130 Cachoerinha
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Maria da Conceicao Freire Lima
(92) 3644-5416
av Autaz Mirim, 6155, São José Operário
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Clinica Veterinaria Parque
(92) 3236-3403
r 6 174 Parque 10 de Novembro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Cleoberto Melo de Oliveira
(92) 3237-2193
r Costa e Silva, 1270, Compensa
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Raça e Raçoes Clinica Veterinaria
(92) 3654-7569
r Anternor Ladim 23 Jardim Hilaine
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Acupuntura para animais

1-MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA SÃO A MESMA COISA?

Não. A acupuntura é uma dentre as tantas formas de terapia da Medicina Tradicional Chinesa. Por ser a forma mais invasiva de tratamento (a única em que os tecidos corpóreos são traspassados), é comparada, na medicina ocidental, à cirurgia.

2- COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA?

Os grandes segredos dos mecanismos de ação da acupuntura são dois: o acuponto e o sistema nervoso. Se compararmos o Sistema Nervoso a um circuito elétrico complexo, o acuponto poderia ser comparado às chaves que acionam as vias desse circuito. Assim, quando uma agulha é inserida num determinado ponto, ela ativa uma via, e irá regularizar determinada função no organismo. É importante lembrar que, genericamente, todas as funções do corpo são controladas pelo Sistema Nervoso, desde a contração de um músculo até a resposta imunológica.

3- A ACUPUNTURA SERVE SÓ PRA DIMINUIR O ESTRESSE?

A acupuntura pode ajudar muito no tratamento da ansiedade sim. Mas não é a sua única aplicação. Os casos de dor músculo-esquelética, paralisias, convulsões, etc. são os mais freqüentes no consultório.

4- QUALQUER ESPÉCIE ANIMAL PODE FAZER ACUPUNTURA?

Sim. Todos os animais possuem meridianos e acupontos, sendo porém necessário fazer as adaptações às inúmeras diferenças anatômicas existentes entre as espécies animais. O que pode tornar a acupuntura inviável em determinados animais é a dificuldade de acesso aos pontos. Por exemplo, tratar as costas ou a barriga de uma tartaruga.

5- DÓI FAZER ACUPUNTURA?

A sensação da agulha inserida no ponto, chamada pelos chineses de “De Qi” (te tchi), pode ser descrita como um formigamento, uma sensação de peso. Não é dor. Mas pode deixar alguns animais um pouco assustados.

6- COMO É POSSÍVEL CONTER UM CÃO OU GATO DURANTE UMA SESSÃO?

A grande maioria dos animais não precisa de mais do que um lugar tranqüilo para ficarem deitados. Nessas situações, eles relaxam e podem chegar a dormir profundamente. Há animais que precisam da presença dos seus donos para se sentirem mais seguros. A focinheira pode ser necessária em alguns casos. Também existem casos, em que o paciente se estressa muito, a ponto de a acupuntura não ser adequada. Nessa situação, o médico veterinário pode utilizar outras técnicas de tratamento.

7- QUAIS MEDICAMENTOS PODEM POTENCIALIZAR O EFEITO DA ACUPUNTURA? E QUAIS PODEM DIMINUI-LO?

Muito se fala sobre a utilização dos corticosteróides com a acupuntura. É fato que a acupuntura precisa de uma resposta adequada do sistema imunológico para que produza seu efeito de forma plena, e os corticosteróides, por serem imunossupressores, podem minimizar o resultado da acupuntura. É muito importante que o acupunturista utilize-se do bom senso ao realizar seu tratamento em animais que estejam tomando tais medicamentos e, nesse caso, bom senso significa agir de acordo com a necessidade de cada animal.

A utilização de anestésicos gerais também pode diminuir o efeito da acupuntura, já que inibem áreas do sistema nervoso.

A metoclopramida (Plasil) e a Acepromazina podem potencializar os efeitos analgésicos da acupuntura.

8- QUE OUTROS TRATAMENTOS CHINESES PODEM SER UTILIZADOS EM ANIMAIS?

- Eletroacupuntura: aplicação de corrente elétrica nos pontos de acupuntura;
- Moxabustão: aquecimento dos pontos de acupuntura, feito tradicionalmente com a erva Artemísia vulgaris. Também pode ser feita com outros instrumentos que forneçam calor concentrado, como por exemplo, o carvão;
- Terapia neural ou acuinjeção: Aplicação de substâncias nos pontos de acupuntura. Podemos utilizar vitamina B12, anestésicos locais, solução salina, etc.;
- Fitoterapia: utilização de ervas por via sistêmica. Considero a fitoterapia essencial para os tratamentos das doenças causadas por deficiência.
- Implante de ouro: inserção permanente de pequenos fragmentos de ouro nos pontos de acupuntura;
- Laserpuntura: aplicação de laser de baixa potência nos pontos de acupuntura.

9- POR QUE A FITOTERAPIA CHINESA É TÃO IMPORTANTE?

Ela é essencial nos casos de doenças causadas por deficiência, o que constitui a grande maioria dos casos clínicos que atendemos. Se imaginarmos que uma substância específica esteja em deficiência no corpo (como por exemplo, o Sangue), fica fácil compreender que agulhas de metal não são capazes de fornecer matéria-prima para sua reposição, sendo, por esse motivo, necessário o emprego das ervas.

10- A FITOTERAPIA CHINESA É 100% SEGURA?

A idéia de que algo feito com ervas é totalmente seguro é falsa. É claro que quando utilizamos o remédio (fitoterápico) certo para a doença, os efeitos colaterais vão ser mínimos ou até mesmo ausentes. Porém, existe o risco de causar problemas a um animal quando erra-se na prescrição.

Também vale lembrar que, em raros casos, pode haver diarréia e, em casos mais raros ainda, vômito, mesmo quando ministra-se o remédio certo.

Clínica Zen Pet: www.zenpet.vet.br

Ricardo Henrique Santos Silva

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com