A meditação, uma classe virtual Manaus, Amazonas

Queremos ir introduzindo diferentes praticas que vão nos ajudar a entender melhor a nós mesmos e a encaminhar nosso esforço. E como não, abrimos a seção com a exploração de uma das praticas mais fundamentais neste processo de transformação: “A Meditação”. Veja mais no artigo abaixo.

Patricia de Holanda Vital
(92) 3659-3266
Av Djalma Batista 1661 - Sl 701 Medical Tower Edificio Millenium
Manaus, Amazonas
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Patricia de Holanda Vital
(92) 3659-3266
Av Djalma Batista 1661 - Sl 701 Medical Tower Edificio Millenium
Manaus, Amazonas
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
ANDRE LUIZ CARONE
(92) 3584-2020
RUA RIO IÇA 21, QUADRA 23
MANAUS, Amazonas
Especialidade
CIRURGIA PLASTICA

Thera Kids - Reabilitação Infantil
(92) 3087-8555
Rua Rio Iça, 192- Veirialves
Manaus, Amazonas
Especialidade
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia

CLINICA DE DIAGNÓSTICOS LABORATORIAL DR DAMIAO ARAUJO
092 33621830 - 91138999 - 91743380
RUA PARAUÁ No 107 - Br 319 kM 118 - CENTRO
CAREIRO CASTANHO, Amazonas
Especialidade
ANÁLISES CLINICAS, CITOLOGOA CLINICA, BIOQUIMICA, TOXICOLOGIA

Neivaldo Jose Nazare dos Santos
(92) 3635-2862
Rua Acre 12 - 7º Andar sala 719
Manaus, Amazonas
Especialidade
Medicina Estetica

Dados Divulgados por
Neivaldo Jose Nazare dos Santos
(92) 3635-2862
Rua Acre 12 - 7º Andar sala 719
Manaus, Amazonas
Especialidade
Medicina Estetica

Dados Divulgados por
MEDINUTRI - Consultório médico e nutricional
(92) 3238-5700
Rua Cinco, 374 - Alvorada 2- Altos
Manaus, Amazonas
Especialidade
Endocrinologia

Neurológica- Istituto de Neurodiagnoistico do Amazonas
(92) 3642-4955
Rua 7 243, P-10 , Manaus-Amazonas
Manaus, Amazonas
Especialidade
Neurologia e Neurofisiologia

CLINICA ANDRE LUIZ
(92) 3584-2020
RUA RIO IÇA, 21 VIEIRALVES
Manaus, Amazonas
Especialidade
CIRURGIA PLASTICA

Dados Divulgados por

A meditação, uma classe virtual

Queremos incluir doutrinas da tradição Budista, doutrinas simples, mas profundas que podemos ter como ferramentas de transformação, como ferramentas para trabalhar com nossos estados mentais trôpegos que nos produzem dor e insatisfação.
Queremos ir introduzindo diferentes praticas que vão nos ajudar a entender melhor a nós mesmos e a encaminhar nosso esforço, de uma maneira eficaz, para metas de maior sossego, claridade, positividade emocional e definitivamente de maior felicidade.
E como não, abrimos a seção com a exploração de uma das praticas mais fundamentais neste processo de transformação: “A Meditação”

ernesto_med_150 A meditação, uma classe virtual

Uma classe virtual; A MEDITAÇÃO 1ª PARTE

Meu propósito é reproduzir aqui tão bem quanto seja possível o que é uma classe de meditação no Centro Budista de Valência com esta informação as pessoas que vocês estejam interessadas obterão uma idéia clara de como meditar e com base nisto seria possível começar a fazê-lo, mesmo que tenho que dizer que uma parte muito importante da aprendizagem de meditação consiste no intercâmbio de experiências com outros meditadores e principalmente com alguém mais expert que tu.

Por tanto “Queremos Meditar”, pois bem poderíamos começar por deixar de lado as idéias que tenhamos formado sobre a meditação, sobretudo se estão baseadas em deixar a mente em branco, ou em acessar a experiências digamos paranormais. O melhor seria deixar de lado estas idéias e qualquer outra idéia preconcebida e nos abrir a uma experiência da meditação e de nós mesmos, uma experiência baseada em nos sentar durante x minutos seguir uma técnica de meditação e ver o que passa.

Dado isto não vou entrar em explicações sobre o que é ou deixa de ser a meditação, só direi que a meditação esta diretamente relacionada com a consciência e que as quatro bases da consciência, segundo o budismo são CORPO, SENSAÇÕES, EMOÇÕES, PENSAMENTOS e destas quatro bases a mais apreensível é sem dúvida o corpo, de tal forma que se aumentamos a atenção no corpo isto ira em melhora de nossa consciência em geral que por sua vez nos ajudara a entrar em estados meditativos mais profundos.

Sonia_med_150 A meditação, uma classe virtual

A postura.

Começaremos por nos sentar confortavelmente buscando uma postura que nos permita manter a quietude durante pelo menos 20 ou 30 minutos.
Para isso poderemos usar coxins ou um banco de meditação; sentar-nos com as pernas cruzadas repartindo o peso do corpo entre o assento e as pernas e tratando de encontrar a altura adequada do assento para uma correta inclinação da pélvis que facilitara uma coluna vertebral reta - se o assento é muito baixo tenderemos a curvar as costas e isto provocara sonolência e dor na parte alta da costas e se o assento é muito baixo arquearemos as costas e isto produzirá dor na zona lombar - Certamente sempre é possível meditar sentado em uma cadeira, em tal caso deveríamos calçar as pernas traseiras de tal modo que a cadeira fique ligeiramente inclinada.

Os ombros devem estar relaxados, as mãos se apoiar sobre as coxas ou no regaço usando talvez como ajuda uma pequena almofada. A cabeça equilibrada com a coluna, e o queixo apontando suavemente para o peito (no final do artigo incluo algumas ilustrações que podem ajudar com a postura). Devemos escolher um lugar agradável e seria muito recomendável dedicar uns minutos a regulá-lo já que isto iria preparando nossa mente . Podemos escolher um quarto especialmente silencioso ou nos acomodar em um canto de nosso dormitório, para começar podemos limpá-lo um pouco, colocar algumas flores, talvez alguma imagem que seja especialmente inspirador e isto pode ser desde um Buda até uma formosa paisagem, então acendemos um par de velas e prendemos uma varinha de incenso.

Enquanto fazemos tudo isto nossa mente ira percebendo que vamos entrar em uma atividade diferente e um tanto especial, claro que os preparativos podem variar segundo cada qual. É praticamente impossível entrar na meditação de qualquer jeito e se fizer só encontraremos as coisas fora de ordem, se diz que os preparativos para a meditação podem chegar a ser 80% dos bons resultados do mesmo; mesmo que sobre que são bons resultados em meditação haveria muito que falar.

Depois de escolher o lugar, regulá-lo, se sentar e dedicar alguns minutos a buscar uma boa postura, a técnica de meditação que vamos explorar aqui se chama “anapanasati” este é seu nome o pali e sua tradução é mais ou menos a seguinte: Sati = tomar em conta, ter presente, que sugere observação, seguimento, e Pana = se refere à respiração. Dado isto poderíamos traduzir anapanasati como “O seguimento da respiração”. Intencionalmente prescindi do termino concentração já que é muito fácil logo que interpretá-lo e confundi-lo com algo forçado, com uma tentativa de realizar algo que na verdade não queremos fazer, mas um dos objetivos desta pratica é melhorar nossa concentração, mesmo que isto deve se realizar de uma maneira natural e progressiva. Por meio desta técnica nossa capacidade de atenção consciente aumenta e aumenta nossa capacidade de manter continuidade, com tudo isso vai aumentando a integração psíquica e energética.

Tradução – www.suamente.com.br – Aprenda mais sobre sua mente!

Fonte: http://www.budismo-valencia.com/Meditacion/meditacion1.htm

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente