A importância de uma atividade física regular Macapá, Amapá

Saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são vistos como as principais causas do aumento das doenças crônico-degenerativas. Aprenda mais no artigo abaixo.

Joana Silva Carvalho/Hemodiagnostico
700-0705
Av. Coaracyunes 890
Macapa, Amapá
Especialidade
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Dados Divulgados por
S C da Silva Lab Diagnose
(96) 223-4554
Av Raimundo a da Costa 336
Macapa, Amapá
Especialidade
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Dados Divulgados por
Instituto de Oncologia e Mastologia S/c Ltda
(96) 3261-1560
tr Joaquim Gouveia, 160, Alvorada
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
M. T. R. Goncalves - Me
(96) 3222-2360
av FAB, 1835, Central
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Corpus Diagnostico Medicos
(96) 3223-1177
av Procópio Rola, 104 Central
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Paulo Roberto Balbino
(96) 3223-0737
Avenida 13 - de Setembro 543
Macapa, Amapá
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
José Carlos Esteves Gondim
(96) 3217-2200
Av. Raimundo Alvares da Costa 0000 - Posto da UNIMED
Macapa, Amapá
Especialidade
Administração em Saúde

Dados Divulgados por
L R Fernandes Garcia
(96) 3222-1645
av Ernestino Borges, 172, Laguinho
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Clínica Santa Rita Ltda
(96) 3222-5699
av José Antônio Siqueira, 751, Laguinho
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Paranhos & Vancan Fisioterapia e Odontologia Ltda
(96) 3223-8754
av Coriolano Juca, 265, Als, Central
Macapá, Amapá

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A importância de uma atividade física regular

Atualmente saúde não se define apenas como a ausência de doenças. Saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Pode-se também definir saúde como uma condição humana com dimensões física, social e psicológica.

O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são vistos como as principais causas do aumento das doenças crônico-degenerativas. O avanço tecnológico é um dos fatores para o aumento do sedentarismo, com a modernização dos meios de transporte e as novas maneiras de lazer, como videogame e internet.

A atividade física é definida pela American Heart Association, (AHA, 1992) como qualquer movimento corporal realizado por músculos esqueléticos que aumente o dispêndio de energia. O principal fator relacionado às doenças crônico-degenerativas é a falta de atividade física regular de maneira suficiente para aumentar o gasto calórico nas atividades semanais.

É consenso entre a comunidade científica que para se ter alterações significativas na aptidão física e promoção da saúde a prática de exercícios deve ser realizada mediante freqüência considerada ideal. Estudos demonstram a importância da prática de exercícios com freqüência de três a cinco dias por semana, sendo que, uma periodicidade semanal menor que três dias pode não ser suficiente para atingir os objetivos esperados.

Existem pesquisas que mostram as melhorias trazidas pela realização de exercícios físicos regularmente. Nos aspectos psicobiológicos destaca-se a magnitude da prática regular de exercícios físicos que traz resultados positivos não somente ao sono e seus possíveis distúrbios, mas também aos aspectos psicológicos e aos transtornos de humor, como a ansiedade e a depressão, e aos aspectos cognitivos, como a memória e a aprendizagem. A prática regular de exercícios físicos pode ser considerada uma intervenção não-medicamentosa para o tratamento de distúrbios relacionados aos aspectos psicobiológicos.

São vários os benefícios para a saúde com a prática de exercícios físicos regular, podemos citar a melhora das funções cardíaca e pulmonar, prevenção de doenças cardíacas e osteoporose, controle dos níveis sangüíneo de colesterol, controle de peso, prevenção de alguns tipos de câncer como: o câncer de próstata e da mama, prevenção e tratamento do diabetes tipo 2, essas são só algumas melhorias que o exercício físico pode proporcionar.

Para se tornar uma pessoa saudável, só é preciso querer, é uma opção. Devem-se abandonar velhos hábitos e adquirir novos, praticar exercício regularmente, uma alimentação mais saudável, ou seja, mudar o estilo de vida. O profissional de Educação Física é o mais gabaritado para auxiliar nessa mudança, orientando quanto ao melhor programa de exercícios para que a pessoa consiga alcançar seus objetivos.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica