A importância da Arquitetura da Informação para websites Arapiraca, Alagoas

O sucesso da navegação dos websites depende do design especializado. Esse artigo é dedicado a explicar o papel da arquitetura da informação na satisfação dos internautas. Aprenda a organizar o conteúdo e reter a atenção do usuário.

Cresce Sucesso - Nereu Resende Jr.
(82) 3317-1778
Rua Passos
Maceió, Alagoas
 
BONÉS E CAMISAS PARA EVENTOS
(82) 3336-8599
RUA PROF. JOSÉ PAULINO-478 FAROL
MACEIÓ, Alagoas
 
Cabelo e Cia
(82) 522-1904
pc Deputado Marques da Silva, 18, Centro
Arapiraca, Alagoas
 
Status Cabeleireiros
(82) 521-4144
r José Rodrigues de Lima, 206, Centro
Arapiraca, Alagoas
 
Salão Recife
(82) 521-3933
r Estud José de O Leite, 306
Arapiraca, Alagoas
 
ASSESSORIA DE ADESÃO MÁQUINA DE CRÉDITO/DÉBITO
(82) 3221-8223
Rua Tamandaré, nº 91 Prado
Maceio, Alagoas
 
The Amazing Comunicação
(82) 8897-9137
Rua 7 de Setembro 118
Maceió, Alagoas
 
Labelle Face
(82) 521-3325
r São Francisco, 640, sl 5, Centro
Arapiraca, Alagoas
 
Salão de Beleza Bom Conselho
(82) 521-3364
r Estud José de O Leite, 52
Arapiraca, Alagoas
 
La Belleza Cabeleireiros
(82) 521-1883
r Quinze de Novembro, 128, Centro
Arapiraca, Alagoas
 

A importância da Arquitetura da Informação para websites

A Arquitetura da Informação (AI) de um website é a forma como o conteúdo desse website está organizado e estruturado, de forma a orientar a navegação do usuário pela página.

Essa arquitetura deve conter uma estrutura bem definida, distinguindo claramente as áreas principais e secundárias, organizando as informações de acordo com a sua importância e hierarquia. Além disso, essa organização do conteúdo de um site deve facilitar a navegação e as decisões do usuário através de uma estrutura coerente e nomenclaturas adequadas. É através da Arquitetura da Informação que podemos oferecer ao usuário uma navegação intuitiva e facilidade na busca por informações.

Para alcançarmos a organização ideal, são necessários estudos e pesquisas para que possamos definir a melhor estrutura considerando os objetivos do site, o perfil do público-alvo e as tendências para os sites de uma mesma área com relação a essa estrutura e às nomenclaturas utilizadas.

Devemos ainda estar atentos ao uso adequado de ícones e outros elementos de navegação que facilitem a navegação e identificação das informações do website.

Uma arquitetura de informação bem construída melhora a qualidade das visitas ao seu website, contribui para que o usuário acesse as informações mais importantes e aquelas que você deseja apresentar com prioridade de forma objetiva e com maior agilidade, permite que o usuário saiba onde está durante a navegação pelo site e pode evitar que ele abandone a navegação antes de encontrar o que procurava seja por encontrar um conteúdo mal organizado ou por não conseguir encontrar o que esperava dentro de um tempo aceitável.

Assim, você garante que todo o conteúdo que disponibilizou poderá ser acessado com facilidade e o usuário não ficará perdido na imensidão de informações contidas no site, sem aproveitar toda aquela informação.

Abaixo, segue uma sugestão de lista de passos para a construção da arquitetura de informação de um site:


  • Relacionar o conteúdo a ser disponibilizado no site;

  • Organizar o conteúdo em áreas para a estruturação das informações;

  • Definir a importância para cada área de acordo com os objetivos do seu site, o tema do site, seu público-alvo, etc.;

  • Montar a arquitetura necessária para priorizar as informações de acordo com importância definida para cada uma delas;

  • Definir a nomenclatura para as áreas – menus, sub-menus, chamadas, etc., levando em consideração a sua área de atuação, as tendências para sites do mesmo ramo o e o perfil do público-alvo.

Danielle S. Ramos

Danielle S. Ramos é Gerente de Projetos, graduada em Sistemas de Informação pela Fundação Santo André, certificada PMP® pelo PMI® e responsável pela diretoria geral Analogia IT Mídia Digital.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com